Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
16:48:16
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

28/09/2022 às 16:01

Setembro registra queda na confiança do comerciante em Cuiabá

Cenário atual de acontecimentos motivou as oscilações nos últimos meses da pesquisa

Leiagora

Setembro registra queda na confiança do comerciante em Cuiabá

Foto: Divulgação

O índice apresentado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e analisado pelo Instituto de Pesquisa e Análise da Fecomércio Mato Grosso (IPF-MT), registrou leve retração entre agosto e setembro, passando de 138 pontos para 137, 5.

O recuo observado foi de 0,37% no mês e chega a 0,5% se comparado a setembro de 2021, quando registrava 138,2 pontos.



Para o presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, o cenário atual de acontecimentos motivou as oscilações nos últimos meses da pesquisa.

Ele diz que as crises que perpetuam na economia do país e, agora, a questão política causam dúvidas quanto ao futuro do setor. No entanto, isso não significa que o otimismo do comerciante esteja em tendência a queda para as vendas nos próximos meses.

Conforme a pesquisa da CNC na capital de Mato Grosso, os subíndices positivos que se destacaram na comparação mensal foram ‘Situação Atual dos Estoques’, com 2,6% e o ‘Indicador de Contratação de Funcionários’, com uma variação mensal de 1,9%.

Já na variação anual, os subíndices que se destacaram foram ‘Nível de Investimento das Empresas’, com uma variação de 12,8% e as ‘Condições Atuais da Economia’, com 3,4%.

A melhora dos indicadores, em especial o de contratação de funcionários, contribui no aumento da expectativa do comércio a curto prazo, que, inclusive, cresceu 0,9% no mês e 1% no ano.

Esse indicador (contratação de funcionários) significa que a economia está sendo movimentada no Cuiabá, com novos postos de trabalhos, o que faz com que o consumo também aumente.

Wenceslau Júnior destaca, ainda, que o resultado local está acima da média nacional.

Apesar da variação negativa do Índice de Confiança do Empresário do Comércio na capital mato-grossense, o índice no estado está acima da média nacional, que registrou 125,5 pontos neste mês, demostrando um bom ritmo no otimismo para a região.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet