Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:22:45
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

27/10/2022 às 07:35

Comércio em Cuiabá e VG estará de portas fechadas no Feriado de Finados em 2022

O acordo para a não abertura das atividades está estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT)

Leiagora

Comércio em Cuiabá e VG estará de portas fechadas no Feriado de Finados em 2022

Foto: Gustavo Duarte

No próximo dia 2 de novembro, data que celebra o Dia de Finados, o comércio de Cuiabá e Várzea Grande não está autorizado a funcionar, diferentemente do ocorrido no ano passado, em razão da situação econômica vivenciada na época.

“A abertura do comércio ocorrida no ano passado se deu em razão da recuperação da atividade comercial na capital e Várzea Grande, uma vez que atravessávamos um momento de pandemia, o que prejudicou diversas atividades econômicas e nos levou à diminuições drásticas no ritmo da economia”, disse o presidente da Federação, José Wenceslau de Souza Júnior.

O acordo para a não abertura das atividades está estabelecido em Convenção Coletiva de Trabalho (CCT), assinada somente e exclusivamente pela Fecomércio-MT e os sindicatos patronais e laboral do comércio.

No entanto, o departamento jurídico da entidade esclarece que para determinadas categorias, as regras aplicadas são diferentes, como no caso dos supermercados, em que o empregador poderá abrir o seu comércio mediante o pagamento da hora trabalhada em dobro ou determinando outro dia de folga compensatória.

Instituições bancárias também não abrirão as portas, assim como atividades públicas em geral, com exceção daquelas consideradas essenciais, além de farmácias, hospitais e postos de combustíveis.

Para os demais municípios do estado, a Fecomércio-MT recomenda que sejam observadas as convenções coletivas de trabalho das respectivas cidades quanto à autorização de abertura nesta data.

 
Assessoria Fecomércio
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet