Cuiabá, domingo, 19/05/2024
17:08:37
informe o texto

Notícias / Geral

03/11/2022 às 10:20

Unidades básicas de saúde passam a atender consultas sem agendamento prévio

Medida é reflexo do déficit de médicos na rede municipal, que resultou em várias UBSs sem a presença deste profissional, gerando prejuízos ao atendimento da população

Leiagora

Unidades básicas de saúde passam a atender consultas sem agendamento prévio

Foto: Davi Valle / Prefeitura de Cuiabá

As unidades básicas de saúde de Cuiabá passarão a atender, temporariamente, os pacientes que precisam de consulta sem necessidade de agendamento prévio, por livre demanda. O único grupo que seguirá sendo atendido por agendamento é o das gestantes, para acompanhamento do Pré-Natal. 

Esta medida se fez necessária devido ao déficit de médicos na rede municipal, que resultou em várias unidades básicas sem a presença deste profissional, gerando prejuízos ao atendimento da população.

A alegação do município é que o após o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), que determinava a imediata exoneração dos contratos temporários da Secretaria Municipal de Saúde, a rede municipal perdeu muitos profissionais, de diversas áreas, incluindo os médicos.

"Fizemos um processo seletivo simplificado, que não conseguiu preencher todas as vagas. Então, um segundo processo seletivo foi feito e os profissionais ainda estão em fase de convocação. Com isso, tivemos muitos furos nas escalas médicas e estamos trabalhando para resolver. Para que a população não seja prejudicada, solicitei aos gestores da Atenção Básica que liberassem as consultas para os pacientes sem precisar de agendamento e sem limitação de área de abrangência”, comentou o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).

O gestor municipal reforçou que esta é uma medida temporária.

“Mesmo com o segundo seletivo, ainda estamos com dificuldades para que os médicos convocados se apresentem para entrega dos documentos. A alternativa que a SMS está buscando é a publicação do edital de credenciamento para contratação de pessoa jurídica para atendimento médico na Atenção Primária, até a conclusão do concurso público, com previsão de prova no final de janeiro. Com a contratação desses profissionais, conseguiremos resolver a questão da falta de médicos e poderemos voltar ao sistema de agendamentos por área de abrangência, conforme preconiza o Ministério da Saúde”, completou.

A contratação por PJ vai permanecer até a finalização do concurso público, que acontecerá no final de janeiro de 2023.

No concurso público, estão disponibilizadas 106 vagas para médicos de saúde da família, com salário inicial bruto de R$ 16 mil. Além disso, os médicos terão plano de cargos, carreiras e salários.

 
Com informações da SMS
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet