Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:20:26
informe o texto

Notícias / Polícia

11/11/2022 às 17:37

Mais três alvos de operação que investigou organização de tráfico de drogas são presos pela Polícia Civil

As prisões são um desdobramento da investigação que apura a formação da organização criminosa e o tráfico de drogas

Leiagora

Mais três alvos de operação que investigou organização de tráfico de drogas são presos pela Polícia Civil

Foto: PJC-MT

Três alvos da Operação Remanere 2, da Polícia Civil em Guarantã do Norte, que investiga a atuação de um grupo envolvido com o tráfico de drogas, foram presos nesta quinta-feira (10.11), na terceira fase da investigação.

As prisões são um desdobramento da investigação que apura a formação da organização criminosa e o tráfico de drogas.

Um homem e duas mulheres, apontados como lojistas do tráfico, foram presos em Guarantã do Norte. Os três pertencem ao grupo criminoso estruturado para o comércio de entorpecentes no município.

O delegado de Guarantã do Norte, Lucas Lelis, explica que esta é a terceira fase das investigações, que se estendem desde o começo do ano e dois policiais da equipe se empenharam para o cumprimento dos manados, fazendo pesquisas em campos que possibilitaram a localização dos alvos.

Os inquéritos que investigaram a atuação da organização criminosa deram origem às Operações Leyenda e Remanere. “Ao todo, foram expedidos 31 mandados de prisão, sendo que, atualmente, 27 pessoas estão presas”, destacou o delegado.

O grupo era liderado por marido e mulher, moradores de Rondonópolis, que foram presos na deflagração da primeira fase da operação. Todos os investigados também foram indiciados pela prática dos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico de drogas mediante processo de intimidação difusa.

Atuação da organização

Conforme explica o delegado Lucas Lelis, que concluiu a investigação, foi identificado que o líder da facção dava suas ordens diretamente de Rondonópolis, enquanto sua esposa oferecia a base financeira da organização, pois toda a movimentação de valores, decorrentes do comércio de entorpecentes, era realizada nas contas em nome da suspeita.

Em Guarantã do Norte, havia um gerente do tráfico de drogas, braço direito do líder, que agia mediante sua autorização. Abaixo do gerente, três assistentes o auxiliavam no tráfico de drogas na cidade.

Vinte e cinco pessoas foram identificadas como “lojistas”, isto é, donos de ponto de comercialização de entorpecentes. Eles eram responsáveis pelas vendas ao usuário e o recolhimento dos valores destinados aos líderes da organização. Entre os “lojistas”, seis criminosos ocupavam a função de “disciplinas”, executando as ordens de “salves” e “decretos” (tortura e morte de membros indisciplinados), mediante autorização do líder. Em alguns casos foi formado um “tribunal do crime”.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet