Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:17:02
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

20/11/2022 às 10:08

Escolha e manejo das matrizes suínas impactam no desempenho da atividade

Para garantir alta produtividade do plantel, suinocultor precisa ter atenção na seleção das fêmeas, por isso é fundamental o trabalho de granjas multiplicadoras como a TopGen, que é certificada pelo Mapa

Leiagora

Leitoa, marrã, marroa, independentemente de como são conhecidas, essa categoria de suínos tem grande importância nos resultados de uma granja. Elas que serão preparadas para iniciar a vida reprodutiva, tornando-se responsáveis pelo crescimento do plantel, e precisam de total atenção por parte dos produtores.

O primeiro passo é buscar matrizes de um fornecedor idôneo que tenha uma granja multiplicadora registrada no Ministério da Agricultura (Mapa). Além de reduzir o risco de doenças no rebanho, essas unidades especializadas em reprodução sempre vão estar preocupadas em melhorar a genética dos animais. Nesse sentido, entra trabalho de empresas de reposição como a TopGen, marca brasileira especializada em genética suína, de Jaguariaíva/PR.

Segundo Beate von Staa, proprietária da marca, na TopGen todos os processos do criatório são controlados, possibilitando, por exemplo, o acesso ao registro genealógico que atesta a origem e a rastreabilidade dando total segurança aos clientes. “Essa rastreabilidade existe e é muito importante. Por isso, ao comprar de uma granja registrada, o produtor tem a certeza daquilo que está adquirindo, principalmente falando de linhagens puras”, destaca.

Ainda segundo a especialista, um erro muito comum cometido por produtores que querem economizar é utilizar animais de terminação, o que vai ocasionar um descompasso de produtividade. “Os suínos que são vendidos para abate precisam ter uma característica de ganho de peso e alta conversão, produzindo uma carcaça equilibrada e com pouca gordura, características estas que, dê certa forma, podem ser contrárias às de boas mães, isso não recomendamos”, diz. “O correto é utilizar uma boa fêmea com um macho terminador, que aí sim vai gerar leitões ideais para abate”, complementa Beate.

Manejo e cuidados

O grande problema de uma granja de suínos é o manejo. Se o produtor escolheu uma boa matriz, precisa zelar por sua saúde e bem-estar, pois esses cuidados serão fundamentais para o início da vida reprodutiva. Para o diagnóstico e sinais de cio, por exemplo, é preciso calma e muita atenção. O intervalo entre cios na fêmea suína é de aproximadamente 21 dias (variando de 18 a 24 dias). O recomendável é que seja feita a análise duas vezes por dia e com o intervalo entre as detecções, o mais próximo de 12 horas.

Porém, para satisfazer os horários de trabalho, sugere-se a primeira detecção às 7h00 e a segunda às 16h30, logo após o fornecimento das rações. Para que as marrãs manifestem precocemente o seu primeiro cio é preciso realizar o manejo de indução, promovendo o contato diário entre elas (a partir de 150 dias de idade) e machos adultos.

Contudo, deve-se alojar as leitoas distantes dos machos para obter os benefícios do efeito surpresa no manejo com os cachaços, evitando ao máximo a “baia de namoro”.

Entre as dicas estão:

Utilizar machos adultos: mais de 280 dias de idade, com interesse em estimular as fêmeas, ou seja, deve ser ativo. Também deve apresentar bom estado corporal e aparelho locomotor;
O macho deve entrar na baia: fazê-lo circular e ter contato focinho a focinho com todas as fêmeas da baia e uma pessoa estimulá-las fazendo pressão lombar;
Fazer rotação de machos: estímulos diferentes são importantes, pois cada macho tem seu cheiro próprio;
O manejo de estímulo com o macho deve durar de 10 a 15 minutos por baia.

Após emprenhadas, os cuidados devem seguir até o momento da cria. Segundo Beate, além do manejo, a formulação de uma dieta específica é fundamental para poder nutrir a fêmea (principalmente de primeiro parto) para produzir leite suficiente. “Geralmente, na primeira cobertura, elas são muito novas, tendo em média 240 dias de idade e ainda estão em fase de crescimento, assim, demandam um manejo nutricional completo e especial”, afirma.

Uma boa matriz, com um manejo eficiente, pode ter até dois anos e meio de vida reprodutiva com a média de 6 a 7 gestações por ano. O melhoramento genético da TopGen é beneficiado pela Seleção Genômica (SG) adotada pela SUISAG, empresa sediada na Suíça. O resultado dessa tecnologia é incorporado pela marca brasileira com importações regulares de material genético e entregando ao mercado maximização de valor com sustentabilidade.

A matriz Afrodite é considerada a mais completa do mercado. Com mais de 30 anos de seleção e melhoramento criterioso e consistente na realidade brasileira, a linhagem gerada pela TopGen é resultante da combinação de vários diferenciais. “A nossa genética se diferencia por gerar boa formação de aparelho mamário, suportando leitegadas grandes na gestação e no desmame, cascos resistentes que garantem a locomoção além longevidade e docilidade. Essa última, por sinal, é uma característica importante e pouco falada, a qual temos muita atenção. Uma matriz muito agitada produz menos leite, além disso, a chance de esmagar um leitão é maior”, acrescenta a proprietária.

Sobre - A Topgen é uma marca brasileira, especializada em genética suína, com tradição de mais de três décadas. Localizada em Jaguariaíva, na região dos Campos Gerais do Paraná, a marca está consagrada no mercado, identificando a genética suína que se desenvolveu ao longo dos últimos anos com a missão de produzir e comercializar material genético suíno, entregando ao mercado maximização de valor com sustentabilidade. Promove melhoramento genético das raças Large White e Landrace, com uma linha materna batizada pelo nome de “Afrodite”, considerada por especialistas como a matriz mais completa do mercado. Mais em www.suinostopgen.com.br.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet