Cuiabá, domingo, 12/05/2024
21:33:56
informe o texto

Notícias / Política

27/11/2022 às 13:30

Prefeito rebate oposição e afirma que já foi notificado pelo MP sobre implementação da taxa de lixo

O emedebista reafirma que se trata de uma imposição do Governo Federal

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Prefeito rebate oposição e afirma que já foi notificado pelo MP sobre implementação da taxa de lixo

Foto: Reprodução

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) afirma que já foi notificado pelo Ministério Público Estadual (MPE) para que implemente a cobrança da taxa de coleta de lixo em Cuiabá. O emedebista reafirma que se trata de uma imposição do Governo Federal e rebate as críticas proferidas, especialmente pelos vereadores de oposição.

“O próprio Ministério Público já está nos cobrando, nos notificando, para o cumprimento dessa lei. E eu já informei ao Ministério Público, através do promotor Carlos Eduardo, que o projeto já foi encaminhado para a Câmara. Agora, eu não posso obrigar a Câmara a votar”, disse.

O chefe do Executivo municipal tem sido alvo de muitas críticas por conta dessa propositura que prevê a cobrança da taxa de coleta de lixo através da conta de água e esgoto. Os parlamentares de oposição, inclusive, afirmam que Emanuel está querendo fazer uma bitributação, uma vez que o contribuinte já arca com o saneamento básico.

“A bitributação, então, está ocorrendo no Brasil inteiro, porque a taxa de coleta de lixo é uma obrigação de todo gestor municipal, em respeito ao marco regulatório do saneamento básico, uma lei federal sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro”, rebateu.

O projeto está tramitando no Parlamento cuiabano e deve ser votado ainda este ano, antes do recesso parlamentar. A taxa de lixo em Cuiabá deverá custar entre R$ 10 e R$ 19, sendo que mais de 30 mil casas serão isentas do pagamento, além de creches, escolas, Apaes, igrejas e centros comunitários.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet