Cuiabá, sábado, 27/04/2024
10:32:06
informe o texto

Notícias / Geral

15/12/2022 às 14:21

Sema devolve jaguatirica à natureza após seis meses de tratamento veterinário

O animal macho e jovem foi resgatado em Sorriso em julho pelo Corpo de Bombeiros

Leiagora

Sema devolve jaguatirica à natureza após seis meses de tratamento veterinário

Foto: Sema/MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema/MT) devolveu, na segunda-feira (12), uma jaguatirica para o seu habitat natural. O animal foi resgatado em Sorriso (397 km distante de Cuiabá) em julho deste ano e estava internado no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, onde ficou durante 6 meses em tratamento.                                    

A jaguatirica, um macho, jovem e pesando 13,2 kg, foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros, que o entregou à Diretoria de Unidade Desconcentrada da Sema em Sinop. A equipe técnica da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros da Secretaria buscou o animal e o encaminhou para a UFMT para exames necessários.

Os exames apontaram uma fratura em ramo mandibular esquerdo, com início imediato do tratamento clínico. No fim de novembro, ao passar por uma nova tomografia de crânio, foi constatado que a fratura estava cicatrizada e o animal estava pronto para a cirurgia de retirada de placa e cerclagem.

Ao receber alta clínica, a jaguatirica estava apta para soltura imediata, após a equipe de médicos veterinários da UFMT verificarem que o animal se encontrava com comportamento agressivo frente a humanos e com habilidade de caça preservada sem prejuízo de locomoção.

A reintrodução na natureza foi feita pela equipe da Coordenadoria de Fauna e Recursos Pesqueiros em uma região de cerrado fechado, com presença de água e distante do tráfego de veículo.

Denúncias ou entrega voluntária de animais 

Para denunciar, solicitar resgate ou entrega voluntária de animais silvestres, basta entrar em contato com a Sema pelo telefone 0800 065 3838 ou com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental pelo 190 ou (65) 99987-4024. 

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet