Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:28:32
informe o texto

Notícias / Política

29/12/2022 às 16:26

ALMT fará sessão na sexta para votar alíquota única para gás de cozinha, diesel e biodiesel

Votação ocorrerá ás pressas para garantir que norma seja válida para 2023

Jardel P. Arruda

ALMT fará sessão na sexta para votar alíquota única para gás de cozinha, diesel e biodiesel

Foto: Giuseppe Feltrin / Leiagora

Está convocada sessão extraordinária na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) para esta sexta-feira (30), último dia útil de 2022, para votação da adequação da lei estadual do imposto sobre circulação de mercadorias e serviço (ICMS) com alíquota única nacional para diesel, biodiesel e gás de cozinha, a ser implementada a partir de 1º de abril de 2023.

Devido ao caráter da anualidade, para que o ICMS com taxa única nacional para diesel, biodiesel e gás de cozinha seja válido a partir de 2023, a Assembleia Legislativa precisa aprovar o projeto de lei em duas votações antes do final do ano e o governador Mauro Mendes (União) precisa sancionar a lei.

A mensagem do Executivo foi encaminhada para a ALMT nesta quinta-feira (29), com as alterações necessárias para atenderem o Convênio ICMS 199, celebrado pelo Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ), no dia 22 de dezembro.

O convênio é uma resposta aos ataques jurídicos realizados à Lei Complementar Federal n° 192, a qual já trazia a taxação monofásica desses combustíveis, e foi questionada no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Nesse contexto, restou ao Poder Executivo estadual alinhar a legislação estadual às disposições do noticiado Convênio ICMS 199/2022, mediante edição de Decreto para atualização do Regulamento do ICMS, aprovado pelo Decreto n° 2.212, de 20 de março de 2014, bem como propondo a edição Lei estadual para atualizar a Lei n° 7.098/98, que consolida normas relativas ao ICMS neste Estado”, consta de trecho do texto do projeto de lei.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Flavio Padilha 29/12/2022 às 00:00

    Último dia útil do ano eles vão trabalhar kkkkkkkkkkkkkkkk ,gente nem banco abre amanhã e eles resolvem reunir para aumentar os impostos igual a câmara de vereadores safados,o povo não aguenta mais isso..

 
Sitevip Internet