Cuiabá, terça-feira, 16/04/2024
02:48:31
informe o texto

Notícias / Geral

25/01/2023 às 20:33

Seduc anula audiência pública que rejeitou, por aclamação, militarização da escola Adalgisa

Segundo o documento, não houve "debate democrático e votação para deliberar"; anulação havia sido requerida pelo deputado Elizeu Nascimento

Priscila Mendes

Seduc anula audiência pública que rejeitou, por aclamação, militarização da escola Adalgisa

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT) anulou, nesta quarta-feira (25), por meio da Portaria nº 070/2023, a audiência pública realizada na Escola Estadual Professora Adalgisa de Barros, em Várzea Grande, na última segunda-feira (23), que pautava a militarização da unidade.
 
A militarização havia sido rejeitada por aclamação pela comunidade escolar.
 
A portaria considerou, entre outros pontos, que, o evento “sequer concluiu a 1ª etapa (apresentação do plano de trabalho)”, em razão do que é chamado de “tumulto generalizado”.
 
A audiência pública foi marcada por grande tensão das duas partes envolvidas: grupo de pessoas que argumentava que o modelo Tiradentes seria o melhor para a escola e comunidade escolar que acusava que pessoas de outros bairros, que não seriam vinculadas a Adalgisa de Barros, estariam ali para votar sem direito.
 
Antes mesmo do início da audiência pública, a comunidade escolar gritava “ih, fora” para o modelo a ser apresentado.
 
De fato, o tenente coronel Wellington nem conseguiu apresentar o modelo de militarização escolar, tamanha a resistência local. O responsável por conduzir a audiência, um cerimonialista funcionário da Seduc, convocou votação por aclamação.

Leia também - Vídeo | Confira a votação sobre a proposta de transformar Adalgisa de Barros em escola militar
 
Repudiando a postura de uma professora que tentava impedir a fala do tenente coronel, o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL), defensor do modelo Tiradentes, protocolou, nessa terça-feira (24), pedido para que a Seduc anulasse a audiência pública.
 
Para anular a audiência, a portaria considera, também que não teria havido “debate democrático e votação para deliberar sobre a pauta da convocação da audiência pública”. Registra ainda que, “ao contrário, as ações de um grupo de pessoas presentes ao evento foram ofensivas, agrediram verbalmente tanto os profissionais da Seduc quanto os profissionais da Segurança Pública e incitaram os estudantes a praticar atos violentos”.
 
O documento da Seduc também autoriza a realização de nova audiência pública, a ser organizada pela Diretoria Regional de Educação de Várzea Grande, sob orientação da Secretaria Adjunta de Gestão Regional e da Coordenadoria de Escolas Militares.
 
Leia a íntegra da Portaria nº 070/2023/GS/Seduc/MT.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

2 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Adriana 26/01/2023 às 00:00

    Que tipo de professora essa senhora sem o mínimo de educação e ainda incentivando os alunos a instalarem o caos, vergonha alheia. Na minha opinião isso não teria nem que ter votação, teria que implantar e quem não quisesse estudar lá sairia. Tem muita gente aguardando vaga em escolas militares.

  • Carlos 25/01/2023 às 00:00

    Parabéns Deputado em nome de vários pais de família que estavam lá e presenciaram a baderna

 
Sitevip Internet