Cuiabá, sábado, 20/04/2024
02:20:57
informe o texto

Notícias / Política

02/03/2023 às 07:25

Gilberto cita dificuldades, mas cumprirá lei que prevê fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

O secretrário disse que tenta criar um protocolo para atender a lei estadual, dentro das normas vigentes pela Anvisa, mas não consegue estimar ainda o custo para o Estado

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

Gilberto cita dificuldades, mas cumprirá lei que prevê fornecimento de medicamentos à base de canabidiol

Foto: Paulo Henrique Fanaia / Leiagora

O governo do Estado busca meios de cumprir a lei que autoriza o fornecimento de medicamentos à base de canabidiol, a“cannabis”, pelo sistema público de saúde no estado. Para debater o assunto, o secretário de Estado de Saúd, Gilberto Figueiredo (União), se reuniu com os deputados estaduais Wilson Santos (PSD) e Lúdio Cabral (PT) na manhã desta quarta-feira (1º).
 
Na oportunidade, o integrante do primeiro escalão estadual apresentou o relatório elaborado pela equipe técnica da Secretaria, em que apontou as dificuldades na implementação da medida no estado.

“Então, nós estamos tratando de operacionalizar a lei, estamos dentro do prazo, e para isso nós precisávamos de um debate junto aos deputados e estamos encontrando as soluções para a gente começar esse trabalho com segurança”, explicou Gilberto.

Questionado se a pasta já tem um levantamento de quanto será necessário investir para garantir a viabilidade da lei, o secretário explica que isso dependerá da demanda.

“Não temos ainda a estimativa, até porque não tem como prevê quantos paciente vão demandar isso. O protocolo não é tão simples assim, não é a pessoa levantar a mão e querer utilizar. Há necessidade de disciplinar e criar um protocolo médico para isso, e só depois que a gente vai conseguir entender, de acordo com a demanda, o investimento necessário pra isso”, completou.

Além disso, ele ainda cita o fato de o medicamento a base de canabidiol ser aprovado pela Anvisa para o tratamento de apenas uma patologia, enquanto a lei estadual abrange 38 doenças.

“Então, agora um grupo de especialistas vai se debruçar em cima para fazer um protocolo que seja possível atender, dentro do que a legislação nacional determina, do que Anvisa aprova”, finalizou.

A Assembleia Legislativa promulgou a referida lei em setembro do ano passado. A publicação ocorre após os deputados estaduais terem derrubado o veto do governador Mauro Mendes (União) ao projeto de lei. A proposta é de autoria dos deputados Wilson Santos (PSD), Dr. João (MDB) e Lúdio Cabral (PT).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet