Cuiabá, sexta-feira, 19/04/2024
00:40:38
informe o texto

Notícias / Geral

07/04/2023 às 16:32

Depressão pós-férias: volta ao trabalho pode provocar sensação de tristeza profunda

Coordenadora do curso de Psicologia da Anhanguera faz orientações para manter a saúde mental no retorno às atividades do serviço

Leiagora

Depressão pós-férias: volta ao trabalho pode provocar sensação de tristeza profunda

Foto: Reprodução

Voltar à rotina de trabalho após o período de férias pode ser um desafio para algumas pessoas. A sensação de angústia e tristeza nas vésperas de uma segunda-feira, mesmo após dias de folga e relaxamento, é considerada normal por especialistas. O quadro se torna preocupante quando o indivíduo enfrenta estados de melancolia profundos e constantes – nesses casos, a situação é classificada como depressão pós-férias e é necessária a intervenção de um profissional.

De acordo com a psicóloga e coordenadora do curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera, Jaqueline Rocha, o caso pode ser identificado por meio de sintomas como a falta de concentração, mau humor e insônia recorrentes.

“Os sinais podem aparecer diante das preocupações excessivas com o trabalho, as novas responsabilidades que podem surgir após esse retorno. É importante que o indivíduo tenha o apoio familiar em compreender que a rotina de férias acabou, logo, será necessário que cada integrante/familiar esteja ciente que novas ações são necessárias para que essa volta não seja ainda mais pesada ou preocupante. Dessa forma, é importante compartilhar tarefas, manter o lazer em dias da semana, atividade física, ou seja, o apoio mútuo”, pontua. 

Em um levantamento apresentado em 2020 pela Associação Internacional de Gestão do Estresse (Isma), 23% dos brasileiros sofrem com a depressão pós-férias. A trabalhador nessa condição pode encontrar problemas em tarefas simples do dia a dia, como tomar banho, cuidar da aparência ou da casa e até em se levantar da cama. Essa situação pode perdurar por mais de três semanas, caso não haja acompanhamento de um psicólogo.

A docente da Anhanguera destaca dicas para prevenir a depressão pós-férias na volta ao trabalho:

Conclusão de tarefas. Antes de tirar os dias de descanso, é necessário criar uma lista de atividades que precisam ser finalizadas antes do período de férias. Dessa forma, o servidor não terá trabalho acumulado no retorno ao expediente.

Organização do primeiro dia. É importante separar a primeira manhã da volta ao serviço para planejar as ações que serão realizadas no novo ciclo. Bloquear o calendário pessoal do profissional é necessário para que seja possível desenvolver uma visão crítica do que precisa ser priorizado ou não.

Compartilhar experiências. Um momento de café com os colegas para contar como foram as férias é interessante e traz benefícios para a saúde mental no ambiente de trabalho, principalmente quando é preciso equilibrar o possível estresse do volume de demandas criadas com a ausência do funcionário.

Retorno de viagens. Não é recomendado voltar de viagem um dia antes de acabarem as férias. A organização pessoal também é necessária nesse período e separar dois dias para realizar as obrigações da casa, antes do recomeço na rotina de trabalho, aumenta a sensação de relaxamento.

Novos hábitos. Algumas atividades típicas das férias, como trilhas na natureza e idas a restaurantes, podem ser adotadas ou adaptadas a uma semana comum. Manter a vida social com amigos e familiares, dias de massagem, visitas a parques e museus ou até atividades dentro de casa podem tornar a rotina mais movimentada e saudável.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet