Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:59:18
informe o texto

Notícias / Variedades

17/05/2023 às 10:03

Expert aponta a frequência ideal para a lavagem de cada tipo de cabelo

A expert Ana Paula Rodrigues revela que o tipo de fio interfere diretamente na forma correta de higienização

Metrópoles

Expert aponta a frequência ideal para a lavagem de cada tipo de cabelo

Foto: Torwai/Getty Images

Cuidar dos cabelos envolve muitos processos. Para mantê-los bonitos e saudáveis, é preciso adotar cuidados que envolvem hidratações, nutrições, reconstruções, uso de produtos específicos e água na temperatura ideal. Porém, mesmo com uma rotina correta, é normal surgirem dúvidas. Uma das mais comuns é sobre a frequência ideal de higienização.

De acordo com Ana Paula Rodrigues, especialista em cabelos, a lavagem depende de muitos aspectos. “O tipo de fio e de couro cabeludo, o estilo de vida, se faz ou não procedimentos químicos e o clima da cidade interferem na determinação da frequência ideal para cada cliente. Esses fatores implicam na quantidade de sujeira acumulada e, consequentemente, na higienização necessária”, explica.

Para esclarecer dúvidas, a profissional da Widi Care, marca carioca e vegana de produtos capilares, explica como o procedimento deve ser feito, de acordo com cada tipo de madeixa. Veja!

Lisos

Segundo a expert, esse tipo de fio pode ser lavado diariamente ou conforme a necessidade. “Geralmente, eles apresentam como característica a oleosidade, desta forma, é imprescindível o uso de produtos específicos para controlar o sebo”, orienta.

Secos

“Ao lavá-los diariamente, você compromete a oleosidade natural dos cabelos, deixando os fios ainda mais ressecados. Por isso, o intervalo de lavagem pode ser maior, entre dois e três dias, com itens focados na hidratação”, elucida Ana Paula.

Coloridos

A dica para quem tem cabelos coloridos é higienizá-los quando achar necessário. A lavagem deve ser feita com shampoos e condicionadores específicos, com propriedades que ajudem a não desbotar o tom.

Cacheados e crespos

Esses tipos de cabelo tendem a ser mais ressecados devido à estrutura — a oleosidade produzida no couro cabeludo tem dificuldade de chegar às pontas. Portanto, lavá-los diariamente está fora de cogitação. “A limpeza excessiva pode deixá-los ainda mais secos, frágeis e quebradiços. A dica é higienizá-los a cada dois ou três dias, com produtos voltados para hidratação e nutrição”, explica.

Independente do tipo, para manter a beleza e a saúde das madeixas, Ana Paula Rodrigues reforça a necessidade de sempre lavá-las na água morna ou fria, aplicar shampoo apenas na raiz e não esfregar com força para não enfraquecê-las. Para evitar raiz pesada, entupimento do couro cabeludo e até caspa, ainda vale usar o condicionador apenas no comprimento e nas pontas dos fios.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet