Cuiabá, sexta-feira, 17/05/2024
13:49:53
informe o texto

Notícias / Política

07/06/2023 às 11:15

Vídeo | Caso Cattani transforma galerias da AL em palco para 'briga' de torcidas organizadas

De um lado, apoiadores do parlamentar; do outro, mulheres protestam contra o liberal

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

<Font color=Orange>Vídeo</font color> | Caso Cattani transforma galerias da AL em palco para 'briga' de torcidas organizadas

Foto: Jardel P. Arruda / Leiagora

As galerias da Assembleia Legislativa de Mato Grosso se transformaram em arquibancadas com torcidas organizadas na manhã desta quarta-feira (7). De um lado, a claque de apoio ao deputado Gilberto Cattani (PL), vestidos de verde e amarelo e munidos com cartazes "pró-vida". Do outro, militantes de movimentos sociais, majoritariamente mulheres, manifestam contra o deputado liberal por ter inferido que mulheres feministas são menos que vacas.
 
E o que seria uma sessão tranquila, dedicada apenas à apreciação de vetos, começou com sentimento de final em final de campeonato, onde as torcidas dos times se provocam e se estranham. Cantorias, acusações e provocações constantes, como em um estádio de futebol, foram registradas nesta manhã no Parlamento Estadual.

A medida é reflexo da atitude de Cattani, que comparou a gestação de mulheres com as de vacas durante uma reunião promovida pelo Legislativo de Mato Grosso, a qual tratava sobre o aborto. O fato gerou grande repercussão e, diante disso, o parlamentar gravou um vídeo em que pede desculpa a vacas por tê-las comparado a mulheres.


 
Isso fez com que a Assembleia Legislativa instaurasse um procedimento administrativo na Comissão de Ética contra o deputado liberal após uma representação protocolada pela Ordem dos Advogados de Mato Groso (OAB-MT) e a Defensoria Pública.

Além disso, no Ministério Público, também foi instaurado um procedimento para apurar a denúncia. Uma representação, também feita pela OAB-MT, levou o procurador-geral de Justiça, Deosdete Cruz Junior, a remeter o caso para análise do Núcleo de Ações de Competência Originária (Naco) e também da 25ª Promotoria de Justiça Cível de Cuiabá.

A presença dos manifestantes contrários à postura de Cattani é uma forma de pressionar o Parlamento a responsabilizar o deputado. Ocorre que a Comissão de Ética que julgará se a atitude de Cattani figura como quebra de decoro parlamentar sequer foi formado.

Até o momento, apenas dois blocos indicaram nomes. Isso foi feito pelos blocos “Experiência e Trabalho” que indicou o nome do deputado estadual Wilson Santos como titular e Diego Guimarães (Republicanos) na suplência, e o bloco “Parlamentares Unidos” que colocou o nome do deputado estadual Max Russi (PSB).


Os parlamentares aguardam o deputado estadual Eduardo Botelho (União) reassumir a presidência da Casa de Leis para dar sequência nos trâmites.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet