Cuiabá, terça-feira, 18/06/2024
05:41:34
informe o texto

Notícias / Geral

10/06/2023 às 16:31

Representantes da Unesco começam avaliação que pode certificar o Geoparque da Chapada

Até 13 de junho, os avaliadores vão conhecer os principais aspectos do território

Leiagora

Representantes da Unesco começam avaliação que pode certificar o Geoparque da Chapada

Foto: Divulgação

Representantes da Unesco chegaram neste sábado (10), à Chapada dos Guimarães. O objetivo é avaliar o Geoparque do município para dar a chancela, ou não, de "Geoparque global”. O certificado é um  reconhecimento internacional de importância geológica, ambiental e de preservação natural da cidade.

Os avaliadores ficam na cidade até 13 de junho. Neste período, vão conhecer os principais aspectos do território.

"No ano passado, enviamos o dossiê para a Unesco. A avaliação é a segunda etapa desse processo de candidatura, na qual os avaliadores visitarão todo o território e, a partir disso, formularemos um relatório para a Unesco sobre o estado do geoparque. A Unesco irá analisar e determinar se o território será reconhecido como geoparque ou não. Esperamos concluir esse processo até o primeiro semestre do próximo ano", afirmou o geólogo Caiubi Kuhn, professor da UFMT e coordenador do coordenador do comitê Geoparque Chapada dos Guimarães.

A avaliadora Helga Irina Chulepin Molina, do Uruguai, expressou sua satisfação em conhecer a região, o setor turístico, artesanato, educação ambiental e infraestrutura da cidade.

"Nós, avaliadores, temos a responsabilidade de observar e conhecer o patrimônio natural e zoológico, bem como o que é feito com esse patrimônio para promover a sustentabilidade, a educação e a conservação do território, que são os pilares dos geoparques da Unesco. Estamos começando hoje e estamos muito entusiasmados com a oportunidade de conhecer o território de vocês", declarou.

O deputado estadual Wilson Santos (PSD), autor da Lei 12.023/2023, que que deu à Chapada o título de Capital Estadual da Geodiversidade, alertou para a seriedade deste trabalho. ele é morador da Chapada e produtor rural, de limões orgânicos, na cidade.

"Embora estejamos avançando devagar, receber a visita dos representantes da Unesco pela primeira vez é um sinal de que as coisas estão sendo levadas a sério. O projeto tem chances de progredir, mas ainda temos um longo caminho pela frente."

Já o secretário-adjunto de Estado de Turismo, Felipe Wellaton, lembrou que o reconhecimento internacional  fortalece a preservação ambiental, a sustentabilidade e a educação.

"Temos cinco geoparques no Brasil e agora fazemos parte dos parques internacionais, o que aumentará a visibilidade do turismo."

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet