Cuiabá, quarta-feira, 15/05/2024
06:37:10
informe o texto

Notícias / Geral

07/07/2023 às 08:02

Campanha Julho Verde oferece palestras de prevenção ao câncer de Cabeça e pescoço em Cuiabá

Participantes poderão realizar exames e ganharão kit de higiene bucal

Luíza Vieira

A Coordenadoria de Saúde Bucal do município de Cuiabá e a Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço (ACBG Brasil) e demais parceiros convidam a todos para o lançamento oficial da Campanha Julho Verde - Mês Nacional de Combate ao Câncer de Cabeça e Pescoço, que acontecerá nos dias 12,19 e 26 deste mês, na capital.

A ação será realizada no Centro de Especialidades Odontológicas (CEO), primeiro, no bairro Tijucal, no dia 12. Depois, no dia 19, na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Alvorada. Por fim, no dia 26, no CEO do Verdão. As palestras serão realizadas entre às 9h e 11h e as ações também contarão com apresentações de equipes multidisciplinares das unidades. 

A cirurgiã dentista e coordenadora da campanha Diurianne França explica que, com o objetivo de reforçar a importância do diagnóstico precoce, aqueles que forem acompanhar as palestras gratuitas poderão fazer exames para a prevenção de câncer de cabeça e pescoço, além de receberem kits de higiene bucal.

“A pessoa vai assistir uma palestra sobre o câncer, os fatores de risco, os sinais de sintomas, como prevenir. E aí ele vai passar por um exame bucal preventivo, nós vamos fazer a avaliação da boca, da face, do pescoço. Caso a gente identifique alguma alteração, a gente vai encaminhar. Se for na boca, a gente caminha para um dos CEOs para fazer a investigação diagnóstica, se for necessário fazer biópsia. Caso seja em outras áreas, a gente encaminha para os centros de referência”, destaca a coordenadora em entrevista ao Leiagora

O objetivo da campanha é conscientizar a população sobre os tumores de cabeça e pescoço, que estão no 4º lugar no ranking se somados todos os tipos dos cânceres que atingem a região da cavidade oral, amígdalas, faringe, laringe, esôfago, tireóide e seios paranasais. 

A campanha também tem o intuito de divulgar informações sobre a doença que pode acometer qualquer pessoa, uma vez que os fatores de risco estão no dia-a-dia da população, como o tabagismo em todas as suas modalidades, consumo de bebidas alcoólicas independente da periodicidade e volume ingerido, as infecções por HPV por meio das relações sexuais rotativas e sem preservativos, mesmo no sexo oral, e também a exposição solar excessiva. 

Os números de novos casos da doença são alarmantes, por isso cresce a importância da campanha #JulhoVerde, que visa ampliar o número de diagnósticos precoces, por meio da conscientização sobre os fatores de riscos evitáveis e os sintomas. Evitando, assim, o crescente número de óbitos e mutilações graves que comprometem funções vitais dos pacientes como a fala, respiração, alimentação, visão, audição e cognição.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet