Cuiabá, quinta-feira, 18/04/2024
22:28:47
informe o texto

Notícias / Geral

11/03/2019 às 09:27

Dicas im­por­tantes para fazer ab­do­mi­nais efi­ci­entes

Maisa Martinelli

Dicas im­por­tantes para fazer ab­do­mi­nais efi­ci­entes

abdominal

Foto: boaforma.com.br

Exer­cício ab­do­minal não é das coisas mais di­fí­ceis, mas exige al­guns cui­dados. Exe­cutar da forma er­rada, além de não ajudar na to­ni­fi­cação do abdômen, pode pro­vocar le­sões.

Basta en­trar em uma aca­demia para cons­tatar di­versas pes­soas exe­cu­tando a ta­refa com inú­meras va­ri­a­ções. Mesmo assim, os re­sul­tados muitas vezes não são os de­se­jados. Por que isso acon­tece? Talvez o pro­blema es­teja na téc­nica uti­li­zada.

Pos­tura

A pri­meira dica é manter as costas retas. In­de­pen­den­te­mente de qual va­riável ab­do­minal você exe­cuta, as costas – e es­pe­ci­al­mente a zona lombar – devem estar ali­nhadas. É um erro muito comum ar­quear a co­luna. Desta forma, es­tamos “trans­fe­rindo” o es­forço para essa área e não para o lugar que es­tamos ten­tando exer­citar.

Também não adi­anta nada correr na exe­cução dos ab­do­mi­nais, se eles não forem feitos ade­qua­da­mente. É sempre me­lhor quando o mo­vi­mento é lento e bem con­tro­lado – quando ele é rá­pido e não guiado, leva apenas a dor e le­sões.

Sinal de alerta

Dor no pes­coço du­rante a exe­cução sig­ni­fica que o exer­cício não está sendo feito cor­re­ta­mente. Uma dica é apoiar o queixo no peito ou deixa-lo o mais pró­ximo pos­sível. E não se es­queça de co­locar as mãos atrás do pes­coço e de se­gurá-lo bem. Além disso, deixe os co­to­velos sempre vol­tados para fora e os braços bem abertos.

Res­pi­ração

Prestar atenção à forma de res­pirar também é im­por­tante. Para fazer ab­do­minal cor­re­ta­mente, a téc­nica é a se­guinte: ins­pirar antes de con­trair o abdômen e ex­pirar ao con­trair. Ou seja: irá pegar o ar quando as costas es­ti­verem des­can­sando e soltá-lo quando ter­minar a su­bida.

Se você sempre faz os mesmos exer­cí­cios, os mús­culos se acos­tumam e não mudam. No caso dos ab­do­mi­nais, a boa no­tícia é que existem de­zenas de op­ções. Ou seja, dá para fazer com as pernas fle­xi­o­nadas, es­ti­cadas ou le­van­tadas, com o tronco reto ou para os lados, com uma bola ou um elás­tico.

Por fim, é bom não se es­quecer do alon­ga­mento após a sessão de ab­do­mi­nais. Ele per­mi­tirá que você re­cu­pere me­lhor a área exer­ci­tada e re­laxe um pouco.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet