Cuiabá, terça-feira, 14/05/2024
04:10:43
informe o texto

Notícias / Geral

24/10/2023 às 14:46

GRATUITO

Mais de 130 cursos de qualificação em saúde estão disponíveis; aulas são online

Capacitação pode ser acessada na plataforma virtual da Escola de Saúde Pública

Leiagora

Mais de 130 cursos de qualificação em saúde estão disponíveis; aulas são online

Foto: Secom-MT

Cerca de 133 cursos online voltados aos trabalhadores da saúde estão sendo disponibilizados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT). As capacitações são gratuitas e podem ser acessadas na plataforma virtual da Escola de Saúde Pública.

Os cursos estão disponíveis no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e podem ser acessados neste link. Os interessados que ainda não são cadastrados na plataforma devem fazer o cadastro e seguir as orientações disponíveis no site. É possível escolher mais de um curso.

As videoaulas variam de 1 hora a 10 horas e visam qualificar os trabalhadores do sistema público e privado de saúde, além de pessoas interessadas pelas temáticas abordadas.

“O trabalho em saúde não é só realização de procedimento. Ele é relacional e esse vínculo entre trabalhador e usuário dos serviços pode ser melhorado por meio de qualificações”, disse a diretora da Escola de Saúde, Silvia Tomaz. Ela ressalta que o intuito é “contribuir para a execução de procedimentos com eficiência, mas também para um vínculo respeitoso e de qualidade entre profissional e paciente.”

Entre os temas abordados estão o uso de plantas medicinais e fitoterápicas; hanseníase; terapias florais; técnico de enfermagem; saúde mental; transtorno do espectro autista; Atenção Primária à Saúde; residência em saúde; Covid-19; Práticas Integrativas Complementares (PICS); odontologia, doenças raras; Programa Saúde na Escola; promoção à saúde; violência e saúde; terapia intensiva; saúde indígena; saúde do idoso; assistência farmacêutica; auditoria; gestão do SUS; educação permanente em saúde e pesquisa em saúde.

Silvia explicou que a proposta é de um curso autoinstrucional, com carga horária flexível, de acordo com a duração de cada vídeo escolhido pelo educando, o que acontecerá de forma individualizada e autodirigida, ou seja, sem a mediação de professor/tutor.

“Como se trata de material com temáticas autoexplicativas, esse formato requer do educando o desenvolvimento da autonomia, postura ativa e capacidades autogestoras de seu aprendizado. Ele mesmo vai realizar a gestão do tempo para o desenvolvimento das atividades educacionais do curso”, concluiu a diretora.

 
Com informações da Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet