Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
23:48:05
informe o texto

Notícias / Política

01/11/2023 às 16:15

PRODUTIVIDADE

Amália Barros emplaca projetos inclusivos na Câmara Federal; confira quais

Deputada federal de primeiro mandato conseguiu aprovação de dois projetos em uma semana

Leiagora

Amália Barros emplaca projetos inclusivos na Câmara Federal; confira quais

Foto: Assessoria

A deputada federal Amália Barros conseguiu emplacar, em um espaço recorde de tempo, dois projetos na Câmara dos Deputados. Reconhecida como a melhor parlamentar de Mato Grosso pelo Ranking dos Políticos, a deputada do PL conquistou a aprovação das seguintes matérias:

O primeiro foi o Projeto de Lei 3448/23, aprovado na última segunda-feira, 30, que institui o Dia Nacional de Conscientização da Fibrodisplasia Ossificante Progressiva (FOP), a ser comemorado anualmente no dia 23 de abril.

A FOP é uma doença rara e incapacitante, caracterizada pela formação progressiva de ossos extras em músculos, tendões e ligamentos, resultando em limitações significativas de movimento e comprometendo drasticamente a qualidade de vida dos pacientes. A sua natureza complexa e os desafios associados ao diagnóstico precoce e ao tratamento eficaz têm feito com que muitas pessoas afetadas por essa condição enfrentem um futuro incerto e muitas vezes desolador.

"Ao instituir o Dia Nacional de Conscientização da FOP, estamos lançando luz sobre essa realidade muitas vezes negligenciada, promovendo a disseminação de informações precisas e o aumento da conscientização. Mais do que isso, estamos promovendo a solidariedade e a empatia em relação a todos os indivíduos e famílias que lutam diariamente contra os efeitos devastadores dessa doença", explicou Amália.

O segundo projeto foi aprovado na última terça-feira, 31. É
 o PL 4050/23, que obriga o poder público a disponibilizar profissionais de apoio nas escolas, para que alunos com deficiência ou transtornos tenham o que ela chamada de "educação inclusiva e igualitária", especialmente  aqueles da educação especial, como as crianças com Transtorno do Espectro Autista, por exemplo. 

"A aprovação deste projeto garante que nenhum aluno seja deixado para trás. Ao exigir a presença de um profissional de apoio escolar, estamos assegurando que os estudantes com deficiências recebam o suporte necessário para participar plenamente das atividades escolares, garantindo-lhes o acesso ao currículo e promovendo a sua inclusão, permanência e aprendizagem”, celebrou a deputada, que é presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência.

Caso transformado em Lei, o PL 4050 não se restringirá apenas a atividades de suporte físico, mas também abrangerá aspectos emocionais, comportamentais e sociais dos estudantes. Além disso, ele estabelece claramente as responsabilidades desses profissionais, garantindo que eles não substituam o trabalho dos professores, mas sim, atuem em harmonia com a equipe pedagógica. “Ele será o apoio essencial na manutenção de um ambiente educacional que valoriza a diversidade e promove a aceitação e o respeito", completou Amália
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet