Cuiabá, sexta-feira, 01/03/2024
04:21:54
informe o texto

Notícias / Geral

16/11/2023 às 16:57

SITUAÇÃO PREOCUPANTE

Mato Grosso registra mais de 2 mil focos de calor e 73,5% são na região do Pantanal

Apenas em Poconé, foram registrados 1498 focos

Eloany Nascimento

Mato Grosso registra mais de 2 mil focos de calor e 73,5% são na região do Pantanal

Foto: Mayke Toscano / Secom-MT

Mais de 2 mil focos de calor foram identificados nesta quinta-feira (16), em Mato Grosso. Entre as cidades que mais sofrem com as queimadas está Poconé, que concentra 73,5% do total. Dados estes que refletem as chamas que se alastram na região do Pantanal mato-grossense.

Os números foram divulgados por meio do Boletim Risco de Incêndio da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). No documento, é possível ver que 2036 focos de incêndio foram identificados no estado, sendo que entre eles os municípios com mais registros estão na região do Pantanal, no Centro-Sul do estado: Poconé, Barão de Melgaço e Cáceres.

Apenas em Poconé, foram registrados 1498 focos. Dados preocupantes, já que na quarta (15) o fogo acabou se alastrando na região e tomou grandes proporções se aproximando de pousadas localizadas na Transpantaneira, região de Porto Jofre.

Já em Barão de Melgaço, 361 e, em Cáceres, 73. O segundo município com mais focos foi Miranda, com 570. Além disso, o modelo computacional desenvolvido pela Universidade ainda alertou que existem 588 km² em risco de espalhamento de incêndio no município de Paranatinga, na Mesorregião Norte do estado.

A plataforma que mostra risco de propagação de fogo para o bioma Cerrado, foi lançada em 2019 pela UFMG com o intuito de auxiliar na prevenção, manejo e combate a incêndios florestais.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet