Cuiabá, sábado, 27/04/2024
14:22:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

26/11/2023 às 16:34

HUB AEROVIÁRIO

Obras para internacionalização do aeroporto devem ser concluídas em dezembro

E a expectativa é de que ainda no primeiro semestre de 2024 o processo completo para a internacionalização seja concluído contribuindo com o fomento do turismo em MT

Leiagora

Obras para internacionalização do aeroporto devem ser concluídas em dezembro

Foto: Centro-Oeste Airports

Após anos de espera, a expectativa é de que até o primeiro semestre de 2024 o Aeroporto Marechal Rondon seja de fato internacional. As obras necessárias para este processo devem ser, finalmente, concluídas em dezembro e então inicia-se às adequações, como instalação de uma unidade da receita federal, assim como maior controle da Polícia Federal, para que voos estrangeiros possa pousar na cidade. 

“Nós temos condições, pela localização geográfica de Mato Grosso, somos o centro geodésico da América do Sul, de nos tornar um grande hub aeroviário, desde que tenhamos a internacionalização do aeroporto e consigamos juntar a questão turística com os investimentos e trazer mais empresários para cá”, argumentou o secretário da Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso, César Miranda. 

O secretário explica que com a possibilidade do aeroporto se tornar um hub, do Estado partiriam voos direto para Bolívia, Argentina, Chile, Estados Unidos e para Europa, por exemplo. Atualmente, se um mato-grossense deseja visitar Macchu Picchu, no Peru, ele tem que ir a São Paulo, passar por cima de Mato Grosso e ir a Lima, para depois a Cusco, em mais de 8 horas de voo ao todo. De Cuiabá a Cusco seria algo em torno de 2 horas de voo. 

“Há mercado para esses europeus e os norte-americanos que desejam vir ao Pantanal, além dos mato-grossenses que viajam para fora do país. Cuiabá pode ser um hub como Dubai, onde se faz a escala, e o turista pode conhecer mais a cidade e os atrativos do entorno como Pantanal, Nobres e Chapada. Mas para isso, é preciso os voos”. 

O secretário destaca ainda que a internacionalização também atrai grandes redes hoteleiras de olho no crescimento do turismo estadual. Com voos diretos a outros países, é possível investimentos em hospedagem na região da Transpantaneira, por exemplo. 

A mudança de status do Aeroporto Marechal Rondon também pode colocar o Estado como um dos principais hubs das atuais companhias aéreas, como Viracopos é a para Azul Linhas Aéreas. A empresa poderá tornar Cuiabá como seu segundo hub no país, pela demanda que será criada com a internacionalização do aeroporto.

Sedec-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet