Cuiabá, sexta-feira, 14/06/2024
09:23:31
informe o texto

Notícias / Geral

05/12/2023 às 11:08

MOBILIDADE URBANA

Alunas da UFMT recebem prêmio por pesquisa que avalia viabilidade de ônibus elétrico em Cuiabá

Pesquisa mostrou retornos econômicos e técnicos, além da possibilidade do transporte coletivo da capital ficar mais eficiente com os ônibus elétricos

Leiagora

Alunas da UFMT recebem prêmio por pesquisa que avalia viabilidade de ônibus elétrico em Cuiabá

Foto: Reprodução

Uma pesquisa sobre a  viabilidade técnica e econômica da implantação de ônibus elétrico em Cuiabá recebeu prêmio de melhor trabalho acadêmico apresentado no Congresso da Mobilidade e Veículos Elétricos realizado em Brasília. 

O estudo realizado pelo curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) foi iniciado em julho de 2022, com o objetivo de apresentar dados técnicos e econômicos para a tomada de decisão acerca do tipo de transporte coletivo a ser utilizado na região metropolitana de Cuiabá.

As bolsistas do edital Mulheres e Meninas na Computação, Engenharias, Ciências Exatas participaram de congressos em Brasília e em Balneário Camboriú para divulgação parcial dos resultados e foram sendo premiadas.

Com apoio e financiamento da Fapemat, a pesquisa apresentou que a eletrificação parcial da frota de ônibus da cidade trará retorno em aspectos econômicos e técnicos, além da possibilidade da utilização de uma tecnologia que torne o transporte coletivo da capital mais eficiente, melhore a qualidade de vida da população e diminua os impactos ambientais.

Para consolidação dos resultados obtidos está sendo elaborado um artigo científico para submissão em periódico.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet