Cuiabá, sábado, 24/02/2024
23:09:10
informe o texto

Notícias / Geral

06/12/2023 às 17:47

CUIABÁ

Unidade de saúde fechada há 10 meses pela gestão municipal é entregue pela intervenção

A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e conta com consultório de enfermagem e médico, farmácia e sala de vacina

Leiagora

Unidade de saúde fechada há 10 meses pela gestão municipal é entregue pela intervenção

Foto: Christiano Antonucci / Secom-MT

A Unidade de Saúde da Família (USF) Novo Mato Grosso, em Cuiabá, foi entregue, nesta quarta-feira (06.12), totalmente reformada e equipada pelo Governo de Mato Grosso. Sob a gestão do Gabinete Estadual de Intervenção na Saúde de Cuiabá, a unidade atende cerca de 4,8 mil moradores dos bairros do Novo Mato Grosso, Três Lagoas, Vila Rosa e parte do Tancredo Neves.

A reforma da unidade era uma demanda antiga dos moradores, que se deparavam com um prédio abandonado pela Prefeitura de Cuiabá, com infiltração, mofo e infestação de pombos, oferecendo risco à saúde dos servidores e usuários, conforme destaca a presidente do bairro Tancredo Neves, Regina Ferraz.

“Nós agradecemos muito ao Governo do Estado e à Intervenção pela reforma dessa unidade. Ela está linda, maravilhosa, é algo extraordinário, nem parece que é aquele prédio que a gente chegava aqui e era cheio de pombos. Essa uma unidade que deveria ser nosso socorro, mas estava oferecendo risco à nossa saúde, pois era precária. Antes não tinha nem medicamentos básicos como losartana, dipirona, hoje a nossa comunidade além de encontrar um espaço renovado vai encontrar também medicação”, comemora a presidente.

A unidade funciona de segunda a sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, e conta com consultório de enfermagem e médico, farmácia e sala de vacina.

A USF Novo Mato Grosso estava prevista para ser entregue no dia 1º de dezembro, porém a unidade teve parte do piso danificado durante a madrugada de quarta-feira (29.11). O Gabinete de Intervenção acionou a polícia para investigar novas investidas com objetivo de prejudicar a entrega de reformas de saúde em Cuiabá.

“Esta é uma unidade que tinha uma ação civil pública em andamento devido a sua estrutura física totalmente precária e insalubre. É com muita alegria que entregamos uma unidade com uma estrutura adequada, moderna, garantindo aos profissionais um ambiente bom de trabalho e acessível para que a população possa ser atendida com qualidade. Agradeço ao empenho da nossa equipe que diante de entraves, enfrentou todas as adversidades para entregar para a população aquilo que ela merece”, ressaltou a interventora Danielle Carmona.

O secretário-chefe da Casa Civil destacou o papel da Intervenção de devolver a população cuiabana, um atendimento de qualidade nas unidades de saúde pública.

“A Intervenção veio desacreditada por muitos, desconfiada por outros, mas também acreditada e apoiada por aqueles que sabem que a boa gestão pode sim, fazer a diferença na vida das pessoas. A Intervenção renova a nossa esperança e deixa um legado que é possível fazer diferente, é possível fazer o melhor, de entregar equipamentos públicos como esta unidade que tem qualidade igual ou melhor que uma unidade privada”, destaca Garcia.

Moradora do bairro Novo Mato Grosso há quase 40 anos, dona Creuza Maria Rezende, afirma que essa unidade de saúde é muito importante para a comunidade. A USF foi fechada em fevereiro de 2023, pela Prefeitura de Cuiabá, e a equipe foi remanejada para o bairro Novo Horizonte. Desde então a comunidade aguardava ansiosa pela entrega da reforma.

“Meu marido é paciente renal então tinha muita dificuldade de levar ele no Bairro Novo Horizonte para consultas e exames. Aqui, fica perto da minha casa, o que facilita muito o nosso acesso. O primeiro lugar que vem à mente quando preciso de algo de saúde é este posto, é onde procuro atendimento. Graças a Deus esse posto está funcionando”, diz dona Creuza.

A solenidade também contou com a presença da deputada federal Gisela Simona, do deputado estadual Elizeu Nascimento, vereadores de Cuiabá e os cointerventores na Saúde de Cuiabá.

 
Gabinete de intervenção
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet