Cuiabá, domingo, 12/05/2024
08:43:37
informe o texto

Notícias / Política

19/12/2023 às 16:29

OBRAS À VISTA

Ampliação do aeroporto de Porto Alegre do Norte deve ser prioridade no Governo Federal

O projeto de ampliação e sinalização do aeroporto de Porto Alegre do Norte tem prazo estimado de 180 dias para a conclusão das obras

Leiagora

Ampliação do aeroporto de Porto Alegre do Norte deve ser prioridade no Governo Federal

Foto: Prefeitura de Porto Alegre do Norte

Após receber o pedido do senador Carlos Fávaro (PSD) em reunião realizada nesta terça-feira (19), o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, elencou como uma das obras prioritárias da pasta a ampliação e melhoria do aeroporto de Porto Alegre do Norte, em Mato Grosso. 

“A região do Norte Araguaia é uma região em franco desenvolvimento e aeroporto não é questão de luxo, é de oportunidades, é questão de saúde para poder chegar uma UTI aérea, buscar o cidadão que está lá precisando ser removido, é desenvolvimento econômico”, destacou Fávaro. 

Homologado pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) em 27 de julho de 2021, o aeroporto tem a maior pista asfaltada da região, com 1600 metros. Prefeito de Porto Alegre do Norte, Daniel do Lago reuniu os representantes dos municípios da região que, juntos, definiram elencar o aeroporto como prioridade para o Norte Araguaia. 

“Tendo em vista toda a importância que tem para o turismo de negócios, para a região, para a economia local, nós vamos colocar como prioridade aqui no Ministério (de Portos e Aeroportos) para que essa obra saia do papel. Essa é uma demanda do nosso querido Carlos Fávaro”, declarou o ministro Sílvio Costa após a reunião. 

Costa ainda afirmou que pretende receber o prefeito Daniel no mês de janeiro para que possam trabalhar na viabilização das obras do aeroporto. 

O projeto de ampliação e sinalização do aeroporto de Porto Alegre do Norte tem prazo estimado de 180 dias para a conclusão das obras. 

Vale do Araguaia 

A região nordeste de Mato Grosso, que chegou a ser apelidada de “Vale dos Esquecidos”, vem se destacando com o potencial de se tornar a nova fronteira agrícola do Brasil, com mais de 1,5 milhão de hectares plantados. 

Em setembro, os ministros do Transportes, Renan Filho, e da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, assinaram a ordem de serviço para a pavimentação da BR-158, num trecho de 120 km que contorna a Terra Indígena Xavante Marãiwatsédé, por onde estima-se que circulem cerca de 2 mil veículos por dia. 

A obra foi aguardada por décadas pela população e, tanto a pavimentação como a ampliação do aeroporto representam a retomada do desenvolvimento no Vale do Araguaia.  

“É o presidente Lula trabalhando por Mato Grosso. Já foram várias entregas no estado e ainda tem muito mais a ser feito”, finalizou Fávaro.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Claudio Lemes Louzada 20/12/2023 às 00:00

    Boa notícia! O Mato Grosso tem que parar de rejeitar o conceito de aeroporto REGIONAL nos projetos e reformas estaduais. Regional é a infraestrutura construída e direcionada para receber passageiros e carga, sem restrições operacionais, com o atual turboélice de 70 lugares, 57 aeronaves no Brasil, e a nova geração de turboélices de alto desempenho de 80, 90 e 100 passageiros em desenvolvimento pela Airbus, ATR, De Havilland Canada e Embraer, e também para os jatos regionais de 136 (Azul), 138 (Gol) e 144 (Latam) passageiros que hoje são 103 unidades nas três congêneres nacionais. O conceito brasileiro de aeroporto com PISTA MÍNIMA REGIONAL prevê 1.600 x 30m resistência do piso PCN31 em qualquer novo projeto ou adequação. Sendo, a pista de pouso ideal para atender tanto os turboélices e os jatos regionais é de 1.800 x 30m com resistência do piso PCN38 ou superior. Conceitos menores é política errada ou falta de conhecimento do funcionamento do modal no Brasil. Saudações e bons voos,

 
Sitevip Internet