Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
04:06:02
informe o texto

Notícias / Política

30/12/2023 às 14:05

SEM CONCILIAÇÃO

Mesmo após fim da disputa pelo comando estadual, MDB segue rachado ao fim de 2023

Grupos de Janaína Riva e Emanuel Pinheiro disputam diretório de Cuiabá

Jardel P. Arruda

Mesmo após fim da disputa pelo comando estadual, MDB segue rachado ao fim de 2023

Foto: Reprodução

O ano de 2023 começou com a discussão de quem seria o novo presidente estadual do MDB, visto que estava prestes a acabar o mandato de presidente estadual de Carlos Bezerra, pouco após dele ter sido derrotado nas eleições de 2022, e acabou com outro debate: quem vai comandar o partido em Cuiabá, Janaína Riva (MDB) ou o clã Pinheiro?

O início de tudo

E uma discussão é dependente da outra. No início de 2023, o deputado federal Emanuel Pinheiro Neto (MDB), filho do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), consolidou a aproximação da família Pinheiro à Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB) ao conseguir o cargo de vice-líder do governo Lula (PT) na Câmara.

Ao mesmo tempo, ele ganhou mais influência junto à Executiva Nacional do MDB, liderada pelo deputado federal Baleia Rossi. Relacionamento que já era construído pelo pai dele, Emanuel Pinheiro. Na Assembleia Legislativa, o clã Pinheiro também ganhou influência com a eleição de Juca do Guaraná (MDB), aliado próximo.

Com esse ganho de força da família Pinheiro e o enfraquecimento do capital político de Carlos Bezerra - que além de sair derrotado nas eleições passadas, também passou por um drama familiar, visto que o filho mais velho dele cometeu um assassinato -  o prefeito de Cuiabá incentivou o deputado federal Juarez Costa (MDB), a liderança mais bem votada do partido em 2022, a se candidatar a presidente estadal da sigla.

Contudo, Carlos Bezerra, com apoio do grupo da deputada estadual Janaína Riva (MDB), que é desafeto político de Emanuel, e dos outros deputados estaduais Dr. João, Thiago Silva, suplentes e prefeitos do interior do estado, reverteu o quadro e foi reeleito presidente estadual da sigla, em agosto de 2023, em uma composição com Juarez Costa.

A nova celeuma

Quando foi reeleito presidente, Carlos Bezerra adiantou que o processo para decidir como ficaria o diretório de Cuiabá seria longo. Contudo, acabou sendo mais longo que o esperado, tendo expirado a validade do diretório municipal do MDB da Capital, que era comandado pelo advogado Francisco Faiad (MDB), aliado de Emanuel Pinheiro.

Desde então deu-se início a uma batalha pelo comando do partido em Cuiabá, na qual surgiram guerras de versões sobre uma tentativa do deputado federal Emanuelzinho ter tentado uma indicação direta para presidente através de Baleia Rossi e Janaina Riva garantindo que tudo não passava de uma mentira.

A importância de Cuiabá

Tanto Emanuel Pinheiro quanto Janaina Riva querem comandar o partido em Cuiabá por conta das possibilidades de serem candidatos majoritários em 2026. A deputada já fala abertamente em uma candidatura ao Senado, mas não descarta compor ao governo, enquanto o prefeito também sonha com as duas possibilidades.

Contudo, quem dos dois comandar o partido em Cuiabá terá mais poder de influência na eleição de 2024 e, com isso, tentar amarrar o apoio do futuro prefeito da Capital, além de deter capilaridade política com os filiados municipais e vereadores.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet