Cuiabá, domingo, 19/05/2024
18:11:47
informe o texto

Notícias / Geral

26/12/2023 às 11:52

OBRA EMERGENCIAL

Governo irá instalar 'cortina de contenção' para combater novos deslizamentos no Portão do Inferno

Para solucionar o problema em definitivo, já está em contratação a empresa que fará o projeto de engenharia para a construção de um túnel nas imediações

Kamila Arruda

Governo irá instalar 'cortina de contenção' para combater novos deslizamentos no Portão do Inferno

Foto: Reprodução

O Governo do Estado irá instalar uma 'cortina de contenção' na MT-251, mais precisamente no trecho do Portão do Inferno. A informação é da Secretaria de Infraestrutura de Mato Grosso, que afirma que já adquiriu o material para fazer a intervenção.

A obra, contudo, não começou devido à falta de mão-de-obra capacitada. Segundo a pasta, não há no Estado profissionais que fazem esse tipo de serviço. Diante disso, está sendo viabilizada a contração de uma equipe de fora (São Paulo, Rio de Janeiro ou Minas Gerais).
 
A medida visa evitar novos deslizamentos, como vem ocorrendo. Somente neste mês de dezembro, três deslizamentos foram registrados no Portão do Inferno, sendo o último no sábado (23).
 
Por enquanto, algumas medidas emergenciais estão sendo adotadas. No local, por exemplo, foram instaladas câmeras, pluviômetros e sinalização. Também foi colocado letreiro luminoso na saída de Chapada dos Guimarães e na rotatória do Manso, informando a situação da pista.

Leia também - Com receio de novos deslizamentos devido às chuvas, estrada de Chapada é novamente bloqueada

 
Além disso, está sendo feito o monitoramento 24 horas pelo Ciosp e postos de orientação da Polícia Rodoviária Estadual; foi proibido o tráfego de veículos pesados e, quando possível, sistema pare e siga para carros e vans de até 16 passageiros, controlado pela PRE em cerca de 1,5 km antes do trecho do Portão do Inferno.
 
Por fim, o local ainda passou por poda de árvores e limpeza da pista.  “Profissionais da Sinfra estão permanentemente no local, junto com a Defesa Civil e Polícia Rodoviária Estadual fazendo o monitoramento do trecho”, informou, ressaltando que “a preocupação nesse momento é em manter a segurança da população”.

Leia mais - 
 Veja rotas alternativas para chegar em Chapada dos Guimarães
 
Solução concreta
 
A cortina de contenção será apenas uma obra emergencial a fim de assegurar a segurança daqueles que passam pela MT-251. Para solucionar o problema, já está em contratação a empresa que fará o projeto de engenharia para a construção de um túnel nas imediações.
 
Pista interditada

Desde a manhã desta terça-feira (26), o trecho que vai da Salgadeira até a Casa do Mel está interditado. A medida foi adotada após uma vistoria realizada no local.

Acontece que, durante a madrugada choveu, encharcando o solo, o que tornou perigoso o trânsito no local. Isso, porque o tráfego de veículo pode ocasionar abalo na estrutura, o que pode desencadear um deslizamento de terra e também prejudicar a estrutura do viaduto existente no trecho.

“Um laudo está sendo realizado, por um geólogo especialista, e deve ficar pronto até o fim do dia, onde trará a análise de como está a estrutura do entorno do viaduto por onde passam os veículos no Portão do Inferno”, informou a Sinfra.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet