Cuiabá, segunda-feira, 13/05/2024
05:49:29
informe o texto

Notícias / Política

03/01/2024 às 17:17

SAÚDE NA CAPITAL

Janaína defende trabalho de Carmona e aconselha Emanuel a seguir TAC sob risco de nova intervenção

A deputada também afirmou que não acredita nas denúncias feitas pelo prefeito ao Gabinete de Intervenção já que ele, enquanto gestor, não atuou como deveria quando ficou à frente da pasta da saúde

Da Redação - Karine Arruda / Da Reportagem Local - Eloany Nascimento

Janaína defende trabalho de Carmona e aconselha Emanuel a seguir TAC sob risco de nova intervenção

Foto: JL Siqueira/ALMT

A deputada estadual Janaina Riva (MDB) defendeu o trabalho desempenhado pela interventora Danielle Carmona e alfinetou o prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), após ser questionada sobre as denúncias feitas por ele contra o Gabinete de Intervenção, que assumiu a saúde pública municipal durante os meses de março a dezembro do ano passado. Para ela, o gestor não teve um papel exemplar no tempo em que ficou à frente da pasta, colecionando operações policiais, e por isso, seria melhor que ele apenas seguisse o que foi acordado pela intervenção.

“O que a gente quer do Emanuel é que ele dê continuidade ao trabalho que foi feito na intervenção, com os seus sindicatos, com a sua equipe. Só não queremos que volte a ser como era antes, a corrupção desenfreada, correndo solta lá dentro e os órgãos de controle a todo momento tendo que fazer operações”, apontou.

Janaina também aconselhou o prefeito para que siga o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado pela equipe de intervenção com o Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Ministério Público Estadual (MPE).


Se houver novamente uma piora na saúde, a intervenção deve acontecer novamente


“Eu, se fosse o prefeito, me alinharia ao Tribunal de Contas, ao Ministério Público também e tentaria de todas as formas me blindar, porque se houver novamente uma piora na saúde, a intervenção deve acontecer novamente”, disse.

A deputada estadual também deixou claro que não acredita que houve de fato um rombo na saúde municipal enquanto o Gabinete de Intervenção esteve à frente da pasta, questão que foi apontada recentemente por Emanuel através das redes sociais. Desde que reassumiu o comando da Pasta, o prefeito tem apontado também a falta de medicamentos e insumos necessários ao atendimento da população. Nesta quarta-feira (03), determinou a solicitou uma auditoria à Controladoria-geral do Município para análise dos atos do Gabinete de Intervenção à frente do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e de todas as unidades de saúde do município.

“Eu não acredito nisso que ele tá trazendo à tona, não acho que a intervenção, com esse acompanhamento tão grande dos órgãos de controle, cometeria qualquer tipo de ato ilícito ali dentro, diferente da gestão dele que a gente nem precisa falar né”, reforçou.

Por fim, Janaina ainda apontou como inaceitável o comportamento e a escolha do prefeito em não ter construído uma equipe de transição para a retomada da saúde pública municipal após os 9 meses de comando feito pelo governo do estado.

“Ele errou, com certeza errou. Não quis fazer por birra. Isso mostra para as pessoas que já é um gestor que tá cansado, que não cabe mais nesse momento. A gente precisa de pessoas que coloquem a população acima de tudo. Não é se dar bem ou não com Mauro Mendes, é trazer o que o estado tem para dar de melhor para o povo cuiabano”, concluiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet