Cuiabá, domingo, 25/02/2024
11:58:16
informe o texto

Notícias / Geral

11/02/2024 às 12:14

CHUVAS INTENSAS

Vídeos | Após chuva, prefeito decreta situação de emergência e calamidade pública em Cáceres

De acordo com o gestor, as precipitações de quase 200 mm, atingiram cerca de 8 mil pessoas

Paulo Henrique Fanaia

<Font color=Orange>Vídeos </font color> | Após chuva, prefeito decreta situação de emergência e calamidade pública em Cáceres

Foto: Fabricio Vittorazi / Reprodução Redes Sociais

Em razão da forte chuva que causou diversos estragos na noite de sábado (10), o prefeito em exercício do município de Cáceres, Odenilson Silva, decretou situação de emergência. De acordo com o gestor, as precipitações de quase 150 mm, atingiram cerca de 7 mil pessoas que sofreram com as enchentes que invadiu residências, comércios e até mesmo hospitais.
 
“Foi tudo muito rápido. Criou uma enxurrada que veio da serra e isso provocou inundações em vários bairros que não têm histórico de inundação. Nosso sistema de drenagem não sustentou. Mesmo com investimentos que fizemos como limpeza de canais, aumento de canais que estavam com vasão menor, mas mesmo assim fomos surpreendidos. Hoje temos oito bairros bastante alagados, famílias desabrigadas, mas apenas perdas materiais, não perdemos vidas”, afirmou o prefeito em entrevista concedida ao Leiagora na manhã deste domingo (11).
 
A forte chuva começou no início da noite de sábado (10) e durou cerca de duas horas. Nas redes sociais, diversas fotos e vídeos mostram que ruas inteiras ficaram alagadas, carros ficaram ilhados, casas foram inundadas e até mesmo um hospital da cidade teve avarias consideráveis.
 
Para dar suporte às famílias, a prefeitura criou um ponto de apoio na Escola Técnica Estadual que fica localizado ao lado do prédio da Prefeitura de Cáceres. No local, a população conta com a ajuda de funcionários da Assistência Social e técnicos de saúde.
 
“Lá tem alojamento, alimentação, assistência social saúde e alimentação. As pessoas vão pra lá e a Ação Social faz um diagnóstico. Para as crianças pequenas, mulheres grávidas e pessoas mais vulneráveis nós temos locais adequado como a Casa de Acolhimento para Mulheres, temos uma parceria com a Pastoral da Igreja Católica que ofereceu abrigo”, afirma o prefeito.

Foi instalado um gabinete de crise juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso (CBMMT), a prefeitura, Defesa Civil e órgãos de Segurança Pública. De acordo com os bombeiros, na noite de sábado, o CBM recebeu 160 chamadas de emergência.

"A 2ª Companhia de Bombeiros Militar de Cáceres disponibilizou três equipes de socorro para atender as ocorrências decorrentes da forte chuva que caiu no município de Cáceres. Os atendimentos continuam pela manhã deste domingo (11/02), realizando vários cortes de árvores que estavam sobre as residências", diz trecho da nota oficial dosBombeiros. 
 
A previsão do instituto Climatempo para este domingo (11) é de mais chuva na cidade. De acordo com a página oficial do instituto há 67% de chance de chuva durante todo o dia. As precipitações podem atingir até 30 mm e os ventos devem atingir 8 km/h. A temperatura varia entre 23ºC de mínima e 31ºC de máxima.
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet