Cuiabá, sábado, 18/05/2024
10:52:15
informe o texto

Notícias / Política

14/02/2024 às 15:17

CHUVAS E ALAGAMENTOS

Após enchente, mais de 2 mil famílias já foram cadastradas para receber auxílio em Cáceres

A informação foi confirmada pela prefeita Eliene Liberato durante entrevista nesta terça-feira

Paulo Henrique Fanaia

Após enchente, mais de 2 mil famílias já foram cadastradas para receber auxílio em Cáceres

Foto: Prefeitura de Cáceres

A Assistência Social de Cáceres já cadastrou mais de 2 mil famílias atingidas pelo alagamento ocorrido no sábado (10) para receber auxílio do governo Federal. A informação foi confirmada pela prefeita do município, Eliene Liberato (PSB). 

De acordo com a gestora, a estimativa é que 20% dessas famílias tenham perdido tudo nas enchentes que assolaram o município.

“Estamos inserindo no sistema da Defesa Civil e fazendo esse relatório das perdas para termos noção do que precisamos repor com as famílias. Acredito que passaram no Cadastro Único único umas 2 mil e poucas famílias, acredito que dessas 2 mil temos uns 20% que perderam tudo”, disse a prefeita em entrevista ao Jornal da CBN na tarde de terça-feira (13).

Na noite de sábado (10) uma forte chuva atingiu o município e deixou um rastro de destruição por onde passou. Em menos de três horas, as precipitações atingiram 208 mm e alagaram diversos bairros da cidade.
 
Segundo o Coordenador Municipal de Defesa Civil, Cristiano de Barros, o impacto nas redes de comunicação, fornecimento de energia elétrica e danos materiais imediatos, levou a Defesa Civil a permanecer em alerta para eventuais intervenções emergenciais.
 
Cerca de 17 bairros foram gravemente impactados, deixando dezenas de famílias desabrigadas e danificando aproximadamente 100 unidades habitacionais. 

Ralatorio produzido pela Defesa Civil destaca a vulnerabilidade do município às condições climáticas extremas e recomenda ações preventivas às autoridades estaduais e federais. Fotos da vistoria foram anexadas ao documento, reforçando a urgência da situação.
 
Calamidade Pública
 
Em razão da chuva, o prefeito em exercício, Odenilson Silva, decretou situação de emergência e calamidade pública no domingo (11). A prefeita Eliene estava de licença e havia viajado para o estado do Rio Grande do Norte para visitar os pais. No mesmo dia, a prefeita gravou um vídeo nas redes sociais afirmando que iria retornar para Cáceres para auxiliar a gestão municipal.
 
Na terça (13), o Governo de Mato Grosso enviou mais 1.000 kits de higiene para auxiliar os moradores. Segundo a secretária de Estado de Assistência Social e Cidadania, Grasi Bugalho, nos próximos dias, mais 1.000 cestas com alimentos serão entregues no município, atendendo a pedido da primeira-dama Virginia Mendes.
 
Nesta quarta (14), a Assembleia Legislativa garantiu que irá enviar R$ 300 mil para a ajudar no socorro às famílias que ficaram desalojadas no município. O recurso deve ser disponibilizado para a Prefeitura até esta quinta-feira (15).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet