Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:14:28
informe o texto

Notícias / Variedades

03/03/2024 às 13:30

DOM OU CASTIGO?

Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata e outras não?

Entenda um dos grandes mistérios da humanidade que intriga seres humanos até os dias atuais

Leiagora

Por que algumas pessoas sentem cheiro de barata e outras não?

Foto: reprodução

Algumas pessoas conseguem sentir o cheiro de baratas, enquanto outras não. 🪳 Afinal, por que algumas pessoas parecem ter nascido com esse “superpoder” olfativo? Segundo o site “Genera” especializado em testes genéticos, o odor das baratas é atribuído à presença de uma substância química chamada TMA (trimetilamina).

O site explica que as pessoas que conseguem detectar esse odor possuem um gene específico que codifica um receptor capaz de identificar a presença de TMA no ar. Por outro lado, aqueles que não percebem o cheiro das baratas têm uma mutação nesse gene, o que o torna inativo e incapaz de reconhecer essa substância.

Essa diferença genética na sensibilidade ao odor de barata explica por que algumas pessoas conseguem sentir o cheiro característico das baratas enquanto outras não.

Capacidade genética

Um exemplo claro disso é a capacidade de detectar fragrâncias florais. Enquanto algumas pessoas podem ser especialmente sensíveis à beta ionona, um aroma floral presente em uma variedade de produtos, como chocolates, bebidas, produtos de limpeza doméstica e de higiene pessoal, outras podem não percebê-lo da mesma forma.

Além dos fatores ambientais, a genética desempenha um papel significativo na intensidade da percepção e nas experiências emocionais relacionadas à fragrância floral.

Um gene particularmente relevante é o OR5A1, localizado no cromossomo 11, que codifica proteínas receptoras olfativas. Variações nesse gene têm sido associadas a uma maior sensibilidade à beta ionona.

Outro exemplo notável é a capacidade de perceber o sabor amargo da substância PTC (feniltiocarbamida). Cerca de 25% das pessoas não conseguem detectar esse sabor, que está presente em alimentos como rúcula, agrião, brócolis e em bebidas como água tônica, café e cervejas escuras.

Para aqueles com essa variação genética, alimentos e bebidas contendo feniltiocarbamida parecem menos amargos e, portanto, mais agradáveis ao paladar.

 
Portal R7
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet