Cuiabá, sábado, 27/04/2024
16:07:24
informe o texto

Notícias / Geral

04/03/2024 às 13:00

FATO OU FICÇÃO?

Comidas afrodisíacas realmente melhoram a vida sexual?

Quem nunca ouviu falar que chocolates, morangos e ostras podem ter esse efeito tão poderoso?

Leiagora

Comidas afrodisíacas realmente melhoram a vida sexual?

Foto: Getty Images

Batizados com o nome de Afrodite, a deusa grega do amor e da paixão, os afrodisíacos são alimentos que muitos acreditam aumentar a libido, a potência e o prazer sexual.

Quem nunca ouviu falar que chocolates, morangos e ostras podem ter esse efeito tão poderoso?

Historicamente, os afrodisíacos incluíram até mesmo alimentos bem peculiares – incluindo a tóxica cantárida ou mosca-espanhola, chifres de rinoceronte moídos e extratos de plantas raras.

De fato, durante a pesquisa para o seu livro Intercourses, sobre alimentos afrodisíacos, a coautora Martha Hopkins descobriu que quase todos os alimentos foram considerados afrodisíacos em algum momento.

"Historicamente, os alimentos considerados afrodisíacos eram difíceis de encontrar, raros ou caros, como trufas, foie gras e caviar, ou tinham forma de órgão sexual, como aspargos ou alcachofras, e até mesmo testículos de animais", segundo Hopkins.

O que é um afrodisíaco?

Os afrodisíacos são substâncias – alimentos ou medicações – que aumentam os níveis de estímulo, desejo sexual, comportamento e prazer após o seu consumo.

Diversas culturas ao longo da história buscaram alimentos que pudessem seduzir os amantes ou melhorar seu desempenho sexual.

Muitos deles são iguarias raras ou de luxo. E alguns têm notável semelhança com órgãos sexuais ou odores que despertam os sentidos.

Na Roma Antiga, por exemplo, uma erva compacta chamada sílfio era valorizada pela sua seiva odorífera e seu suco era usado como afrodisíaco – embora também possa ter sido empregado como forma de controle de natalidade.

Atualmente, o chocolate, os figos e as ostras fazem parte de uma longa lista de alimentos conhecidos por suas supostas propriedades afrodisíacas. Mas existem outros que são bizarros e muito caros, como um molusco com formato fálico conhecido como amêijoa-gigante ou pelo seu nome em inglês, "geoduck".

Fato ou ficção?

Para aqueles que têm problemas de circulação sanguínea, é verdade que certos alimentos podem ajudar de maneira semelhante ao medicamento Viagra – relaxando os vasos e melhorando o fluxo do sangue para os genitais.

O aminoácido L-arginina, encontrado em alimentos como abóboras, nozes e carne bovina, é transformado em óxido nítrico no organismo, o que aumenta o fluxo sanguíneo. Alimentos ricos em ácidos graxos ômega-3, incluindo salmão e abacate, fazem o mesmo.

Outra substância que ajuda é a quercetina. Encontrada em maçãs, frutas vermelhas, uvas, vinho tinto, alho e chocolate amargo, possui propriedades anti-inflamatórias que podem melhorar o fluxo do sangue.

No entanto, apenas pessoas com o fluxo sanguíneo comprometido perceberão qualquer melhora na função sexual ao ingerir esses alimentos, segundo Lauri Wright, porta-voz da Academia Americana de Nutrição e Dietética. Alguém com boa circulação provavelmente não verá nenhuma alteração.

Mas, quando a maioria de nós pensa em afrodisíacos, não pensa em desempenho sexual. Pensa em desejo.

Uma comida que há muito tempo se acredita que aumenta o desejo sexual é o chocolate. Estudos mostraram que o cacau pode aumentar o fluxo sanguíneo em partes do nosso corpo.

Mas quando sua relação direta com o desejo sexual foi estudada, não surgiram evidências que sustentassem seu uso como afrodisíaco. Na verdade, um estudo de observação em 2021 concluiu o contrário.

Pesquisadores perguntaram a 700 pessoas sobre seu interesse em sexo e o consumo de chocolate. E concluíram que as mulheres que comiam chocolate com mais frequência também relatavam ter menos interesse pelo sexo.

Os pesquisadores estudaram outras possíveis razões para o baixo desejo sexual ou alto consumo de chocolate, incluindo falta de disposição, pressão sanguínea e ingestão de calorias.

Os resultados indicam que comer chocolate pode servir de substituto para o sexo. Ele estimula a produção dos neurotransmissores serotonina e dopamina, que também influenciam nossa reação sexual.

Na verdade, nenhum indício foi encontrado para provar que qualquer alimento aumente a excitação ou o desejo. Mas há uma exceção: o álcool.

Vários estudos mostraram que o consumo de álcool está ligado à maior excitação, mas também pode prejudicar o desempenho sexual.

O vinho tinto, em especial, pode estar indiretamente ligado à função sexual devido aos seus possíveis benefícios à saúde do coração, diz Michael Krychman, obstetra, ginecologista e conselheiro sexual clínico do Centro de Saúde Sexual e Medicina de Sobrevivência do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

 
BBC News Brasil
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet