Cuiabá, quinta-feira, 18/07/2024
13:26:50
informe o texto

Notícias / Geral

06/03/2024 às 17:58

RISCO DE DESLIZAMENTO

AL realiza segunda audiência para encontrar soluções para MT-251

A via sofre com frequentes interdições no período das chuvas

Leiagora

AL realiza segunda audiência para encontrar soluções para MT-251

Foto: Reprodução

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso realiza nesta quinta-feira (7), às 19h, a segunda audiência pública para discutir os problemas enfrentados pela população de Chapada dos Guimarães provocados pelo fechamento intermitente da MT-251, conhecida como Estrada da Chapada, no trecho do Portão do Inferno.

O trânsito tem sido interrompido diariamente para obras para contenção do deslizamentos de terras e pedras provocados pelas chuvas. Além disso, só é liberado para carros de passeio e utilitários pequenos; veículos de carga, como caminhões e veículos com carretinha, tem que usar rotas alternativas que encarecem o frete e, consequentemente, o aumento no preço dos produtos vendidos no comércio local. Ou até mesmo, o desabastecimento em algumas lojas de mercearias.

Outra preocupação diz respeito ao tráfego de ônibus coletivos e de turismo que levam trabalhadores e estudantes de Chapada para Cuiabá e vice-versa.

Vale dizer que o fluxo de turistas na cidade caiu; fator importante, já que o setor de turismo é a principal fonte de renda do município. Pousadas e restaurantes estão vazios e o número de demissões não para de crescer.

Para audiência desta quinta (7), foram convidados representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura que devem apresentar detalhamento das obras feitas até aqui, como a colocação de redes de contenção nos paredões, além de novas propostas para solucionar definitivamente o problema. Entre elas, a construção de um viaduto ou túnel e a retirada das pedras que correm risco de deslizamento.

Há ainda, a proposta de abertura da MT-030, nova rota de acesso à cidade, e da pavimentação completa da estrada que passa pelo distrito de Água Fria, obra já iniciada.

A audiência foi requerida pelo deputado estadual Wilson Santos (PSD).

“Queremos buscar soluções debatendo o problema com autoridades locais, representantes do governo do Estado, geólogos, engenheiros, técnicos do ICMBio (já que a área atingida está dentro de um Parque Nacional e qualquer intervenção precisa de anuência do Governo Federal), comerciantes, guias turísticos e moradores para juntos chegarmos a uma solução rápida e viável”, explicou o parlamentar.

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet