Cuiabá, sábado, 27/04/2024
09:16:26
informe o texto

Notícias / Geral

24/03/2024 às 13:45

EM CUIABÁ

Procon Estadual promove reunião técnica para fortalecimento da defesa do consumidor em MT

Evento reúne servidores dos Procons Estadual e Municipais nos dias 25 e 26 de março, no Hotel Mato Grosso Palace

Leiagora

Procon Estadual promove reunião técnica para fortalecimento da defesa do consumidor em MT

Encontro de Procons, em Cuiabá

Foto: João Reis/Setasc-MT

A Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-MT), da Secretaria de Assistência Social e Cidadania, promove na segunda e terça-feira (25 e 26) a 44ª Reunião Técnica de Procons de Mato Grosso. O evento acontece no Hotel Mato Grosso Palace, no centro de Cuiabá.

O evento reunirá em Cuiabá servidores do Procon Estadual, das 51 unidades de Procons Municipais e membros do Conselho Estadual de Defesa do Consumidor (Condecon). Além de promover a capacitação e aprimorar o atendimento prestado aos consumidores mato-grossenses, durante o evento também serão alinhados procedimentos e planejadas atuações em conjunto entre os órgãos.

Novas legislações consumeristas, golpes, energia elétrica (leitura na área urbana e rural, acúmulo de consumo e Termo de Ocorrência e Inspeção), garantia legal e contratual, transporte rodoviário de passageiros e fiscalização do comércio varejista são alguns dos assuntos sobre a defesa do consumidor que serão tratados durante o evento.  

A secretária adjunta do Procon-MT, Márcia Santos, explica que temas relacionados à gestão e comunicação pública e às rotinas administrativas dos Procons também integram a programação. 

“Nas reuniões técnicas discutimos as novas legislações ligadas à defesa do consumidor e alinhamos entendimentos sobre a atuação dos Procons. Também buscamos soluções conjuntas para os problemas consumeristas que mais afetam os mato-grossenses. Nosso objetivo é qualificar e fortalecer o trabalho dos Procons. E para alcançarmos esses objetivos as reuniões técnicas são fundamentais”, destaca.

Programação

A 43ª Reunião Técnica de Procons inicia na segunda-feira (25), às 13h, no Hotel Mato Grosso Palace, no centro de Cuiabá. Após o credenciamento e cerimônia de abertura, a secretária da Setasc, Grasi Bugalho, fará a palestra “Gestão pública com foco no planejamento e gestão orçamentária”.

Na sequência, o conciliador de defesa do consumidor do Procon-MT, Jeferson Neves Alves, falará sobre o “Processo sancionador na prática”.

A reunião técnica prossegue com “Atualização das legislações consumeristas” e “Programas aprovados pelo Governo Federal (Desenrola, Fies Social e Celular Seguro”, a cargo da conciliadora de defesa do consumidor do Procon-MT e deputada federal, Gisela Simona.

Na terça-feira (26), a capacitação continua, com palestras das 8h às 17h.

Veja abaixo a programação completa:

Segunda-feira (25)


13h: Credenciamento
13h20: Abertura oficial da Reunião Técnica
13h40: Apresentação dos Procons e seus representantes presentes no evento
14h Gestão pública com foco no planejamento e gestão orçamentária (Grasielle Paes Silva Bugalho)
15h: Intervalo
15h20: Processo sancionador na prática (Jeferson Neves Alves)
16h30: Atualização das legislações consumeristas (Gisela Simona Viana de Souza)
17h10: Programas aprovados pelo Governo Federal: Desenrola, Fies Social, Celular Seguro (Gisela Simona Viana de Souza)
18h: Encerramento

Terça-feira (26)

 08h: Fiscalização de defesa do consumidor e articulação e cooperação entre os órgãos de defesa do consumidor (Rogério Chapadense Liberalesso)
08h40: Golpes – responsabilidade (Márcia Conceição dos Santos)
09h10: Energia elétrica: processo de leitura de energia elétrica (urbano e rural), acúmulo de consumo, TOI – Termo de Ocorrência e Inspeção (Cristiane Vaz dos Santos)
10h10: Intervalo
10h30: Comunicação pública e dicas de entrevista (Léo Oliveira)
11h30: Orientação sobre os relatórios mensais (Rogério Sena da Silva)
12h: Almoço
13h:30 Garantia legal e contratual (José Diego Rachid Jaudy Costa)
14h: O direito do consumidor e o transporte rodoviário de passageiros (André Carvalho Rondon Badini);
15h: Intervalo
15h20: Fiscalização no comércio varejista (Ivo Vinícius Firmo)
16h: Alinhamento (protesto em cartório, responsabilidade sobre pagamento boletos fraudados energia elétrica, seguros não contratados) (Márcia Conceição dos Santos)
17h: Encerramento

 
Setasc-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet