Cuiabá, sábado, 13/04/2024
18:27:22
informe o texto

Notícias / Geral

02/04/2024 às 17:14

FIQUE POR DENTRO

Dívida deixa de existir após 5 anos? Entenda o que acontece com o débito após esse período

A dúvida sobre se uma dívida deixa de existir após 5 anos é muito comum. A resposta, no entanto, não é tão simples

Leiagora

Dívida deixa de existir após 5 anos? Entenda o que acontece com o débito após esse período

Foto: Divulgação

De acordo com o Código Civil, o prazo prescricional para cobrança de dívidas é de 5 anos. Isso significa que, após esse período, o credor não pode mais entrar com uma ação judicial para cobrar o valor devido.

No entanto, isso não significa que a dívida deixa de existir. O credor ainda pode tentar cobrar o valor de outras formas, como por meio de protesto de títulos ou cobrança extrajudicial.

Além disso, é importante lembrar que o prazo prescricional começa a contar a partir da data em que a dívida foi contraída. Portanto, se você fez um pagamento parcial da dívida, o prazo prescricional será reiniciado.

Por isso, é importante sempre manter seus pagamentos em dia e, se possível, quitar suas dívidas o quanto antes. Dessa forma, você evita que elas se tornem um problema maior.

Se você tiver alguma dúvida sobre o prazo prescricional de dívidas, é importante consultar um advogado.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet