Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
10:41:37
informe o texto

Notícias / Geral

29/04/2024 às 18:10

AGUARDA ESTUDO

Bortolin ameniza demarcação de terra indígena em MT e diz que medida não deve afetar economia de municípios

Recente marco temporal anunciado por Lula demarca o território ‘Cacique Fontoura’ dos povos Karajás, que tem área localizada entre São Félix do Araguaia e Luciára

Amanda Garcia

Bortolin ameniza demarcação de terra indígena em MT e diz que medida não deve afetar economia de municípios

Foto: Foto: Parque Indígena do Xingu (Wikipédia/Reprodução)

O presidente da Associação Mato-Grossense dos Municípios (AMM), Leonardo Bortolin (MDB), descartou que a recente ação de marco temporal anunciada pelo presidente Lula (PT) no território indígena ‘Cacique Fontoura’, afete economicamente os municípios que abrangem a área localizada em Mato Grosso. Apesar disso, uma análise minuciosa da área ainda deve ser feita.

A demarcação consta em decreto publicado no Diário Oficial da União que circulou no dia 19 de abril. Com isso, fica reconhecida a posse permanente da área aos povos Any Karajá. Com mais de 32 mil hectares o território está entre os municípios de São Félix do Araguaia e Luciára (1.079 km de Cuiabá).

Conforme Bortolin, quando se trata da área com sede em Luciára, essa ficou constata a ausência de produtividade do território. Acontece que, essa representa apenas 8,13% de toda área.

“Ainda estamos entendendo o caso junto dos municípios. Tanto em São Félix do Araguaia, quanto em Luciára. Inclusive, os próprios gestores ainda não têm exatamente os dados do que vai acontecer com a demarcação. Mas, de antemão, eu posso dizer que as áreas demarcadas não são produtivas e que já são áreas destinadas à comunidade indígena. Já em relação em São Félix do Araguaia, nós ainda estamos aguardando um levantamento”, disse à imprensa.

A expectativa era de que o estudo ficasse pronto nesta sexta-feira (26), ocorre que, a ausência de dados necessários e divergências de agenda com a prefeita de São Félix, Janailza Taveira Leite (União), impediram a conclusão do levantamento. A previsão é de que ele seja concluído até terça-feira (30).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet