Cuiabá, quarta-feira, 19/06/2024
03:58:36
informe o texto

Notícias / Geral

12/05/2024 às 10:58

1ª UNIDADE DO PAÍS

Comissão da Câmara aprova criação de delegacias de proteção animal

De acordo com o texto, a finalidade das unidades é atender casos de animais que tenham sido vítimas de maus-tratos e outros crimes

Leiagora

Comissão da Câmara aprova criação de delegacias de proteção animal

Foto: Reprodução

A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nessa quarta-feira (8), o projeto de lei com as regras para criação de delegacias especializada de proteção animal.

De acordo com o texto, a finalidade das unidades é atender casos de animais que tenham sido vítimas de violência, maus-tratos, venda ilegal, prática de crime, exposição indevida e outras condutas cruéis.

As delegacias especializadas deverão ficar abertas 24 horas, inclusive em feriados e finais de semana. O texto aprovado é substituto do relator, deputado Bruno Ganem (Podemos-SP), ao projeto de lei apresentado pelo deputado federal Zé Haroldo Cathedral (PSD-RR).O substitutivo inclui a previsão de que os policiais encarregados do atendimento recebam treinamento adequado para identificação dos crimes de maus-tratos, bem como para permitir o acolhimento e destinação dos animais de maneira eficaz e humanitária.

O projeto de lei permite que os recursos do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP) sejam destinados para criação das delegacias especializadas em proteção animal.

Após a aprovação na Comissão de Meio Ambiente, a proposta será encaminhada para as comissões de Segurança Pública; Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça.

DF tem a 1ª unidade do país

O Distrito Federal foi a primeira unidade da Federação do Brasil a abrir uma Delegacia de Proteção Animal, em agosto de 2023.

Nos últimos três anos, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) registrou cerca de mil ocorrências de casos de maus-tratos e crueldade contra cães, gatos, animais silvestres e outros animais.

Metrópoles
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet