Cuiabá, terça-feira, 18/06/2024
06:02:48
informe o texto

Notícias / Política

17/05/2024 às 17:58

SEM MAIORIA

Gilmar Mendes analisa que governo Federal tem imensa dificuldade no Congresso

De acordo com ele, no entanto, Lula possui habilidade com a ‘arte política’ necessária

Jardel P. Arruda

Gilmar Mendes analisa que governo Federal tem imensa dificuldade no Congresso

Foto: Renato Menezes/AGU

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), avaliou que o governo Federal tem encontrado dificuldades porque não conseguiu constituir maioria sólida em nenhuma das duas Casas Legislativas que compõem o Congresso Nacional, Câmara dos Deputados e Senado Federal. 

“O que nós temos hoje é um governo de coalizão com uma imensa dificuldade porque ele, obviamente, não logrou uma maioria efetiva e tem que construir [essa maioria] a cada passo, a cada votação importante essa maioria. [...] No próprio Senado Federal temos uma maioria formada pelo PL e partidos adjacentes a essa ideologia. O governo tem dificuldades”, disse.

A declaração foi dada em entrevista na TV Cidade Verde, ao programa SBT Comunidade, nesta sexta-feira (17). Na ocasião, Gilmar Mendes ressaltou que apesar dessas dificuldades, o presidente Lula (PT) é conhecido pela habilidade em tratar com o Congresso.

“O Lula tem toda a experiência que nós também conhecemos. É o terceiro mandato e ele maneja bem nesse sistema brasileiro que exige, de fato, alguma arte. Porque, de fato, é muito difícil. A base parlamentar firme no Congresso é de 100, não vai além de 110 deputados, em um domínio de 513. Mas o país está andando, a economia está respondendo”, ponderou.

Além das dificuldades políticas junto ao Congresso Nacional, o ministro ressalta que o Brasil ainda tem crises históricas para resolver, em relação a desigualdades sociais, problemas raciais e, agora, ambientais, que precisam ser encarados com urgência.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet