Cuiabá, terça-feira, 18/06/2024
04:32:27
informe o texto

Notícias / Política

20/05/2024 às 08:03

TERRA DE NINGUÉM

Inundação no RS é oportunidade para regulamentar as redes sociais, avalia ministro do STF

Ele ressalta que as fake news espalhadas durante a tragédia precisam ser enfrentadas

Jardel P. Arruda

Inundação no RS é oportunidade para regulamentar as redes sociais, avalia ministro do STF

Foto: Reprodução/SBT Cidade Verde

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, afirma que a onda de fake news em meio à tragédia das inundações do Rio Grande do Sul surge como uma nova oportunidade para o Congresso Nacional assumir o protagonismo e aprovar uma regulamentação das redes sociais. 

“Torcemos que o Congresso Nacional aprove alguma coisa nesse sentido de regulação das redes sociais. [...] E é mais uma sugestão, mais um argumento, mais uma janela de oportunidade para o sistema como um todo regular as redes sociais”, disse Gilmar Mendes.

A declaração foi dada em entrevista na TV Cidade Verde, ao programa SBT Comunidade, nesta sexta-feira (17). De acordo com ele, as inundações serviram para mostrar uma característica positiva do brasileiro, que é a solidariedade, mas também ressaltou o problema das notícias falsas. 

“Mas, infelizmente, também surgiram fake news nesta tragédia. Mentiras, informações falsas e isso é extremamente negativo. E nós precisamos lidar com isso, precisamos encontrar uma resolução em torno desse assunto. E estamos discutindo no Supremo Tribunal Federal, o Artigo 19 do marco civil da internet, precisamos encontrar uma solução”, concluiu.

O ministro ainda ressaltou que com o advento das inteligências artificiais generativas de imagem, as fake news se tornaram um problema ainda pior e que devem se intensificar no processo eleitoral deste ano. Para Gilmar Mendes, sem uma regulamentação das redes sociais, a tendência é que a internet se torne “terra de ninguém”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet