Cuiabá, terça-feira, 18/06/2024
04:17:48
informe o texto

Notícias / Política

21/05/2024 às 12:48

ELEIÇÕES 2024

Presidente do TRE-MT espera que candidatos fiquem 'calmos' e não quebrem recordes de processos

Maria Aparecida Ribeiro reconheceu o desafio do uso de inteligência artificial e mencionou que o Tribunal está tentando estabelecer normas para monitorar o uso de IA por políticos nas eleições

Da Redação - Vanessa Araujo/Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Presidente do TRE-MT espera que candidatos fiquem 'calmos' e não quebrem recordes de processos

Foto: Reprodução

Apesar das eleições municipais serem apenas para outubro deste ano, a disputa jurídica entre alguns pré-candidatos já começou. A presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), desembargadora Maria Aparecida Ribeiro, contudo, tem esperança de que, durante a campanha eleitoral, os postulantes ao comando do Palácio Alencastro, especialmente, fiquem "calmos". 

A magistrada espera que as ações eleitorais no pleito deste ano não batam o recorde de eleições anteriores.

“Eu espero que não [haja recordes de processos], mas se tiver, vamos trabalhar. Nós temos uma equipe, nós temos membros do TRE, temos os próprios servidores do Tribunal Regional Eleitoral com capacidade para analisar. Mas esperamos que não. Esperamos que fiquem calmos”, declarou a presidente do TRE-MT. 

Maria Aparecida Ribeiro também destacou que um dos desafios de organizar eleições em Mato Grosso são as propagandas indevidas.

“Nós temos que estar sempre atentos para gente ver, a gente sentir, resolver e impedir qualquer tipo de propaganda indevida”, disse.

Questionada sobre o uso de inteligência artificial (IA), que pode levar à cassação de candidatos, a presidente do TRE-MT reconheceu o desafio e mencionou que estão tentando estabelecer normas para monitorar o uso de IA por políticos nas eleições.

“A inteligência artificial é uma preocupação muito grande nossa porque para detectar o que é verdadeiro e o que é falso, hoje não é fácil. Temos assim procurado estabelecer normas, assim como temos equipes já trabalhando neste sentido, estudando e participando de capacitação neste sentido para fazer o combate do uso indevido”, concluiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet