A Federação Brasil do Esperança (PT, PV e PCdoB) bateu o martelo e definiu o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) como único pré-candidato a prefeito de Cuiabá do grupo. A definição ocorreu na manhã desta sexta-feira (31), durante reunião dos presidentes dos três partidos e do ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, que é presidente do PSD, aliado do grupo e traz a Mato Grosso o ponto de vista do próprio presidente Lula (PT) para a mesa de discussão.
O próprio Lúdio Cabral e o vice-prefeito José Roberto Stopa (PV), que também trabalhava para viabilizar candidatura ao Palácio Alencastro, também participaram do encontro. A expectativa é que agora a Federação Brasil da Esperança corra contra o tempo para procurar aliados, visto que outras pré-candidaturas em Cuiabá já possuem conversas avançadas para formação de alianças.
A definição encerra uma novela que começou ainda em 2023, quando Lúdio começou a articular a pré-candidatura dentro do Partido dos Trabalhadores. Na sigla, ele enfrentou concorrência interna com a diretora da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Rosa Neide.
Apesar de Lúdio ter a preferência da direção municipal, Rosa possuía o apoio da direção estadual e contava ainda com bom trânsito em Brasília. Para decidir entre os dois foi iniciado uma prévia interna partidária. Contudo, ela, que é ex-deputada federal, primeiro se retirou das prévias e, no início de 2024, deixou a concorrência pela pré-candidatura para garantir a união partidária.
Depois, no entanto, Lúdio passou a concorrer pela preferência da Federação Brasil da Esperança, visto que José Roberto Stopa é presidente estadual do PV e sempre deixou claro ter planos de concorrer à sucessão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB).
Somente agora, faltando 5 meses para as eleições, que o grupo chegou ao consenso, e para isso foi necessária a participação de Carlos Fávaro, que traz para Cuiabá influência do cenário nacional. O ministro tem tido conversas com o presidente Lula sobre o cenário político em Mato Grosso.
Concorrentes
Também já estão confirmados como pré-candidatos a prefeito de Cuiabá o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União), o deputado federal Abilio Brunini (PL), o deputado estadual Carlos Avalone (PSDB) e Reginaldo Teixeira (Novo).
Botelho já conta com apoio de PP, Solidariedade, Republicanos, PSB e PRD, além de conversas avançadas com Podemos e PMB. Abilio conta com apoio do PRTB e deve ter alianças informais com lideranças da direita conservadora espalhadas por vários partidos. Carlos Avallone trabalha para aglutinar à Federação PSDB-Cidadania o apoio do Novo de Reginaldo Teixeira.
E o MDB estuda oficializar a pré-candidatura do deputado estadual Juca do Guaraná, o qual pode garantir o apoio do PDT. Com isso, a pré-candidatura de Lúdio poderia ficar restrita a conseguir aliados dentro da esquerda, como PCO e PSOL.