Cuiabá, sábado, 20/07/2024
12:35:07
informe o texto

Notícias / Geral

03/06/2024 às 13:42

44 MUNICÍPIOS

Sedec fortalece empreendedorismo com capacitação de agentes dos Centros de Atendimento Empresarial

Curso aborda tema como os procedimentos legais para iniciar um negócio, emissão de guias fiscais e acesso a linhas de crédito

Leiagora

Sedec fortalece empreendedorismo com capacitação de agentes dos Centros de Atendimento Empresarial

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Mato Grosso (Sedec) promove, entre esta segunda e quarta-feira (03 a 05 de junho), curso de capacitação para 70 agentes dos Centros de Atendimento Empresarial (CAE) de 44 municípios.

Os Centros de Atendimento Empresarial desempenham papel crucial ao fornecer orientação e soluções a empresários e empreendedores locais, desde o processo de abertura de uma empresa até as obrigações fiscais e tributárias, facilitando o crescimento e a sustentabilidade dos negócios na região.

A capacitação visa aprimorar as competências técnicas e interpessoais dos agentes do CAE, ampliando sua capacidade de fornecer orientações e soluções eficazes aos empresários locais.

O curso será realizado no laboratório de informática da Escola dos Servidores do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), oferecendo treinamento prático sobre a utilização das funcionalidades dos sistemas necessários. Dentre os temas abordados estão os procedimentos legais e regulamentos para iniciar e operar um negócio; orientação sobre questões legais, tributárias, contábeis e financeiras; cadastro do contribuinte; emissão de notas fiscais para o comércio; emissão de Conhecimento de Transporte Eletrônico (CTe) ou Conhecimento de Transporte Aéreo (CTA); consulta da conta corrente e verificação de débitos junto à Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz); pagamentos; e linhas de crédito disponíveis para empreendedores, critérios de elegibilidade e cadastro.
A capacitação será conduzida por servidores da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), Junta Comercial do Estado de Mato Grosso (Jucemat) e da Desenvolve MT.

“Essa iniciativa é fundamental para o desenvolvimento econômico local, proporcionando aos agentes do CAE as ferramentas necessárias para melhor apoiar os empresários de Mato Grosso. Estamos certos de que esse treinamento terá um impacto positivo e duradouro, não apenas para os agentes do CAE, mas para todos os empresários e empreendedores que eles atendem diariamente. Continuaremos trabalhando para fortalecer o empreendedorismo em nosso estado, garantindo que todos tenham acesso às ferramentas e informações necessárias para prosperar", afirmou o secretário adjunto de Indústria, Comércio, Minas e Energia da Sedec, Paulo Leite.

 
Sedec-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet