Cuiabá, sábado, 13/07/2024
08:18:25
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

05/06/2024 às 13:35

QUEBRA DE SAFRA

Arrecadação de ICMS cai em MT e superávit não deve ser alcançado este ano, segundo Gallo

Mesmo com uma arrecadação menor, o secretário assegurou que os investimentos em curso não serão contingenciados

Vanessa Araujo

Arrecadação de ICMS cai em MT e superávit não deve ser alcançado este ano, segundo Gallo

Foto: Mayke Toscano/Secom-MT

O secretário de Fazenda de Mato Grosso, Rogério Gallo, declarou que a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS) do Estado apresentou uma leve queda em maio. Ele apontou que é provável que a tendência persista, resultando na não obtenção de um superávit este ano.

“Nesse mês de maio a gente já começa a observar, que fechou agora na última semana, nós começamos a observar já uma queda discreta ainda do ICMS em relação ao ano passado e a tendência de fato é de que ele se mantenha e a gente não tenha mais o superávit que a gente vem colecionando ao longo dos últimos anos”, declarou Gallo. 

Segundo Gallo, a arrecadação do Estado não está crescendo conforme o esperado devido ao desempenho elevado do ano anterior. No entanto, mesmo com a previsão de uma arrecadação menor, o secretário assegurou que os investimentos em curso não serão contingenciados.

“A tendência, obviamente, no comparativo com o ano passado, é ter uma arrecadação maior, porém é uma arrecadação que não está crescendo como deveria, como a gente esperava. Em função, é óbvio, de 15% de quebra na safra do milho e da soja e uma redução de preços. Foram duas combinações, nós tivemos uma queda das commodities, no saco da soja e do milho de 30%. A soja, o ano passado, era R$ 160,00 saca, nós estamos vendendo agora a R$ 110,00. Então é menor o faturamento, fatura menos, circula menos dinheiro, menos consumo”, explicou Gallo. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet