Cuiabá, quarta-feira, 17/07/2024
16:28:23
informe o texto

Notícias / Geral

06/06/2024 às 16:29

ALFABETIZAÇÃO

Aos 82 anos, idoso que só cursou até a 4ª série volta a estudar com programa do Governo de MT

Luiz Célio é um dos 60 acolhidos no Abrigo Bom Jesus que participam do programa de alfabetização MT Mais Muxirum, da Seduc

Entretê

Aos 82 anos, idoso que só cursou até a 4ª série volta a estudar com programa do Governo de MT

Foto: Júlio Cruz/Secom-MT

Com 82 anos de idade, Luiz Célio está concretizando o sonho de aprender a ler e a escrever pelo programa MT Mais Muxirum, desenvolvido pela Secretaria Estadual de Educação (Seduc) em parceria com a Fundação Abrigo Bom Jesus, em Cuiabá, onde ele vive. 

Luiz contou que vem de uma família de poucos recursos financeiros e que, quando era criança, morava na zona rural, não tendo oportunidade de estudar. 

“Eu fiz só até o quarto ano primário e ficou por ali. Agora, se eu tiver uma oportunidade de adquirir um diploma para mostrar que eu tenho um diploma, se essa é a oportunidade, eu bato palmas”, disse.

Ao todo, 60 pessoas participam do programa MT Mais Muxirum no Abrigo Bom Jesus. 

Para dona Olisete Moraes Gomes, de 76 anos, as aulas são um ótimo passatempo, além de ajudá-la a exercitar a memória. 

“Quando comecei a escrever era só garrancho e agora está quase melhorando. Eu gosto dele de ler, de escrever. Para mim está sendo uma ótima coisa. É um passatempo, é um aprendizado novamente para a gente. Se a gente não ler, não conversar, a gente vai esquecendo das coisas. Estou achando ótimo”, relatou.

A alfabetizadora Daniele Maria de Oliveira explicou que o atendimento aos estudantes é flexibilizado e facilitado. As turmas são reduzidas, de 10 a 12 alunos, no máximo, para que tenham um desempenho melhor. 

“Cada acolhido a gente trabalha de uma forma. Tem uns acolhidos que têm um pouco de escrita, só que como tem muitos anos que não pegam num lápis, a gente está trabalhando com a escrita, cobrir a letra, fazer um desenho, caderno de caligrafia, para eles voltarem no tempo, que eles não pegam mais de 20 anos, ver uma caneta, um lápis, hoje tem uma oportunidade”, disse. 

O programa MT Mais Muxirum tem o objetivo de reduzir a taxa de analfabetismo no Estado. Com um investimento de mais de R$ 16 milhões, a meta do Estado é reduzir o índice de analfabetismo para menos de 4% até 2025. 

Para cumprir com esse planejamento, o Governo de Mato Grosso ampliou o número de alfabetizadores para 1.544. Tudo isso para alfabetizar ainda neste ano mais de 18 mil pessoas com idade acima de 15 anos. 

“Essa é a missão que o governador Mauro Mendes nos passou. Ele garantiu os recursos suficientes para contratar os professores. A flexibilidade desse programa é importante que ele acontece em regime de colaboração com os municípios. Quando você encontra um idoso que consegue ler, que consegue escrever o próprio nome, então isso é tirar essa população da escuridão”, afirmou o secretário de Educação de Mato Grosso, Alan Porto. 

O MT Mais Muxirum, além de ser um projeto de alfabetização, é também uma oportunidade de socialização para o idoso.

“Sem o conhecimento, sem saber ler e escrever, não tem como você ter uma socialização completa. Então, independentemente da idade, a oportunidade sempre vem na hora perfeita. Se eles não tiveram possibilidade de passar por essa alfabetização na idade mais jovem, que seja agora, na terceira idade. Nunca é tarde para aprender”, pontuou o gestor da Fundação, Emerson dos Santos.

 
Da Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet