Cuiabá, segunda-feira, 15/07/2024
08:02:11
informe o texto

Notícias / Política

14/06/2024 às 08:01

RECORDE LAMENTÁVEL

Em ‘Crise Institucional’, Câmara pode ter quatro vereadores cassados em uma única legislatura

De acordo com presidente da Casa, isso é triste, mas ninguém vai passar pano para as condutas questionáveis

Paulo Henrique Fanaia

Em ‘Crise Institucional’, Câmara pode ter quatro vereadores cassados em uma única legislatura

Foto: Reprodução

Desde o início da atual legislatura (2021 – 2024), a Câmara de Cuiabá vive uma espécie de “crise institucional”. Dois vereadores já foram cassados e mais dois podem sofrer a mesma sanção por quebra de decoro parlamentar. Para o presidente da Casa de Leis, Chico 2000 (PL), a situação é triste, porém, para evitar que o local continue com fama de “Casa dos Horrores”, ele garante que não vai passar pano para ninguém.
 
O primeiro a ser cassado foi Marcos Pacolla (PL), que em julho de 2022 matou o agente socioeducativo Alexandre Miyagawa, de 41 anos, após presenciar uma briga em uma conveniência da Capital. Após um processo conturbado, Pacolla foi cassado por 13 votos favoráveis.
 
Um ano depois, a bola da vez foi a vereadora Edna Sampaio (PT), acusada de ter praticado
apropriação indébita da verba indenizatória da ex-chefe de gabinete com a verba indenizatória da ex-chefe de gabinete. Assim como Pacolla, o processo de Edna foi conturbado, porém a cassação da vereadora aconteceu em outubro de 2023.
 
Cerca de 40 dias depois, a vereadora voltou para Casa de Leis após uma decisão judicial que anulou todo o procedimento da perda de mandato. Todavia, isso não impediu que a petista fosse mais uma vez acusada de apropriação, ocasionando a sua segunda cassação em maio de 2024.
 
Emedebistas na berlinda
 
O mês de junho mal começou e a Comissão de Ética já foi acionada duas vezes. Na segunda-feira (10) um grupo de vereadores protocolou um pedido de cassação contra o vereador Paulo Henrique (MDB), alvo da Operação Ragnatela, deflagrada na semana passada pela Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco).

Apontado como membro da organização criminosa que ajudou o Comando Vermelho a realizar festas em casa de shows de Cuiabá para lavar dinheiro, o parlamenta foi alvo de busca e apreensão pela Polícia federal e teve celular e carro apreendidos.

Para os parlamentares, as denúncias contra Paulo Henrique são graves e cabe quebra de decoro parlamentar. Diante disso, solicitam que o caso seja remetido para análise da Comissão de Ética do Parlamento Municipal.
 
Três dias depois, a Casa recebeu mais uma representação. Desta vez quem foi acionado na Comissão de Ética foi o vereador Marcrean Santos. Um médico do Hospital Pronto-Socorro Municipal de Cuiabá afirma que foi maltratado e desrespeitado pelo emedebista, que supostamente teria invadido a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, aos berros, exigia que lhe fosse repassado informações sobre uma paciente.
 
Vai investigar todo mundo
 
Há um ano e meio na presidência da Câmara, uma das lutas de Chico 2000 é mudar a imagem de “Casa dos Horrores” do Legislativo Municipal. É por causa disso que ele garante que, mesmo não desejando todas essas cassações e investigações de parlamentares, a Casa não vai se omitir.
 
“Eu avalio de forma muito triste. Nenhum de nós queríamos ou gostaríamos que isso estivesse acontecendo. (...) Vamos continuar nessa mesma linha. Aquilo que chegar nesta Casa, seja de representação contra quem quer que for, vai para o plenário e vai para as comissões. Nós não vamos fazer curva em qualquer pedido de procedimento que chegar aqui. Infelizmente, estamos sujeitos a isso. É uma Casa com 25 vereadores e cada um tem autonomia para as suas ações, mas essa casa não passará pano em nenhuma situação”, garante o presidente.
 
Falta seis meses para terminar o mandato de Marcrean e Paulo Henrique e ambos vão tentar a reeleição este ano. Resta saber se o destino da dupla será o mesmo de Edna e Pacolla, o que pode criar um recorde lamentável para a Casa que tenta se reorganizar e ficar com uma imagem positiva para a sociedade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • OXIURANOS 14/06/2024 às 00:00

    SALVO RARISSIMAS EXCESSOES,CAMARA DE VEREADORES DE CUIABA,UM ANTRO DE RATAZANAS E PÁRIAS, AFORANTE ESTES 4 MALFEITORES,O RESTO APOIOU OS ASSALTOS DE MANÉ PINHEIRO, O KID PALETÓ ,NA PREFEITURA DE CUIABÁ POR 2 MANDATOS!! É UM PELOTAO DE GATUNOS A A SERVICO DO CRIME ORGANIZADO!! SEM DUVIDAS,SEMPRE ESSE "CHIQUEIRO" FOI UMA CASA DE HORRORES!!

 
Sitevip Internet