Cuiabá, sábado, 13/07/2024
10:24:48
informe o texto

Notícias / Política

21/06/2024 às 18:17

ANULADO

Sem mencionar Geller, Lula fala em 'falcatrua de uma empresa' em leilão do arroz

O ex-secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Neri Geller, foi demitido por suposta influência no certame, favorecendo empresas ligados ao ex-assessor dele e seu filho

Vanessa Araujo

Sem mencionar Geller, Lula fala em 'falcatrua de uma empresa' em leilão do arroz

Foto: Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o leilão para a compra de arroz importado por anulado por “falcatrua de uma empresa”. O cancelamento do certame levou a demissão do ex-secretário de Políticas Agrícolas do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Neri Geller (PP), por suposta influência na licitação, favorecendo empresas próximas a ele.  

 

“Tomei a decisão de importar 1 milhão de toneladas [de arroz]. E, depois, tivemos anulação do leilão porque houve uma falcatrua numa empresa. Por que eu vou importar? Porque o arroz tem que chegar na mesa do povo no mínimo a R$ 20 o pacote de cinco quilos. Que compre a R$ 4 um quilo de arroz, mas não dá para ser um preço exorbitante”, declarou Lula, em entrevista à rádio Meio Norte nesta sexta-feira (21). 

 

A decisão de importar arroz se deu após as enchentes que tomaram o Rio Grande do Sul, maior produtor do cereal no país. No entanto, antes das chuvas torrenciais, 80% do arroz já havia sido colhido pelos produtores. 

 

O caso

 

A exoneração de Neri Geller foi publicada no Diário Oficial da União em 12 de junho, mas, ao contrário do divulgado inicialmente, não foi a pedido dele, mas sim uma demissão.

 

Conforme pessoas ligadas ao ex-deputado federal, ele se recusou a pedir demissão, porque isso poderia ser visto como admissão de culpa. Ao contrário disso, o recém exonerado secretário alega não ter influenciado o leilão da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

 

Acontece que, um ex-assessor de Geller, Robson Almeida de França, dono da Foco Corretora, fundada em 2023 e já vencedora de três das quatro empresas do leilão: a Zafira Trading, ASR Locação de Veículos e Máquinas Agrícolas e Icefruit Indústria e Comércio de Alimentos, é advogado do ex-deputado federal na Justiça Eleitoral. 

 

Robson também é sócio de Marcelo Geller, filho do ex-deputado federal, em outra empresa.

 

Agora, a Conab planeja fazer um novo leilão, com outro formato, para evitar qualquer tipo de suspeita sobre a aquisição de arroz que será vendido com subsídio do governo Federal para controlar os preços do alimento devido aos alagamentos no Rio Grande do Sul, que afetaram as principais plantações desse cereal.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet