Cuiabá, domingo, 21/07/2024
03:24:59
informe o texto

Notícias / Política

24/06/2024 às 16:01

MARCO HISTÓRICO

Gisela compõe bancada que discutirá protagonismo feminino na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares

O encontro vai reunir mulheres do parlamento de vários países incluídos no G20

Leiagora

Gisela compõe bancada que discutirá protagonismo feminino na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares

Foto: Assessoria

A deputada federal Gisela Simona (União) participará da 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P-20, marcada para os dias 1º e 2 de julho em Maceió. O evento, que tem como lema “Construindo um mundo justo e um planeta sustentável”, reunirá parlamentares femininas dos países do G-20 e de nações convidadas para discutir os principais temas da cúpula deste ano: mudanças climáticas e desenvolvimento sustentável, inclusão social e combate à fome e à pobreza, e a reforma das instituições globais.

“Teremos temas específicos, no sentido de buscar o papel das mulheres na justiça climática e na sustentabilidade ambiental. Porque vejam que o tema do Meio Ambiente hoje está na pauta central de todos os países e temos que ver qual é o papel das mulheres nisso. Também vamos discutir o incremento da participação política das mulheres para o fortalecimento da democracia. Discutindo, como, na verdade, é essa participação das mulheres para chegarem até o Parlamento em cada país. Igualmente, trocar experiência para que a gente possa aprender com eles, e também dar a nossa experiência como contribuição para o aumento dessa participação das mulheres na política”, afirmou Gisela.

Gisela enfatiza que o Brasil, devido à sua participação no G-20 e no grupo dos parlamentos internacionais, foi escolhido para sediar esta primeira reunião em Maceió. O evento já conta com a confirmação de 33 delegações estrangeiras, somando cerca de 120 participantes, além de 42 parlamentares brasileiras.

Para Gisela, o encontro é uma ação extremamente importante, porque reúne mulheres parlamentares de várias potências mundiais, tornando esta pluralidade em um debate riquíssimo, pois insere à pauta feminina, novos significados na política mundial.

Na semana passada, em Brasília, Gisela participou, junto de outras parlamentares da Bancada Feminina, de reunião com o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), para traçar pontos relevantes que serão discutidos na 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P-20. Ao inserir nas discussões a promoção da igualdade entre homens e mulheres e ainda a questão da superação do racismo. Lira assumiu o comando do P-20, em outubro de 2023. Ele recebeu o cargo do presidente da Câmara dos Deputados da Índia, Om Birla.

“Ainda vamos discutir, claro, sobre a igualdade entre homens e mulheres em cada um dos países-membros. Sobre a questão da autonomia econômica das mulheres e como o parlamento destas nações podem contribuir para que elas tenham essa autonomia econômica. Eu como membro da bancada negra e feminina na Câmara vejo esta reunião como um marco histórico. Um momento absolutamente oportuno para que a gente possa ajudar a elaborar soluções, para superar desafios por meio do intercâmbio de ideias, já que teremos mulheres de 20 nações. Uma reunião, inequivocamente, de extrema importância para Mato Grosso e para o Brasil”, finaliza Gisela.

O que é o P-20

O P-20 é um grupo integrante do famoso G-20, criado em 1999 e formado por ministros de finanças e chefe de bancos centrais de nações desenvolvidas, emergentes e, igualmente, pela União Europeia, que se reúnem para buscar soluções que garantam estabilidade à economia global.

Já o Parlamento 20 (P-20), criado em 2010, é liderado pelos presidentes dos parlamentos dos países-membros. E este ano, de forma inédita, dá protagonismo às mulheres, ao debater política a partir da articulação das diversidades nacionais e intercontinentais, tendo estas parlamentares como centro das atenções. Ao reunir presidentes e representantes de Câmaras, Senados e Assembleias Nacionais das maiores potências mundiais, especialmente, de suas bancadas femininas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet