Cuiabá, segunda-feira, 16/09/2024
04:44:03
informe o texto

Notícias / Política

08/07/2024 às 08:07

ARTICULAÇÃO

Deputados governistas passam a se reunir semanalmente para debater Mesa Diretora

A intenção é amadurecer esse debate e chegarem a um consenso

Kamila Arruda

Deputados governistas passam a se reunir semanalmente para debater Mesa Diretora

Foto: JL Siqueira / ALMT

Não é só as eleições municipais que estão movimentando os corredores da Assembleia Legislativa. A eleição da Mesa Diretora também está fazendo com que os deputados estaduais se mobilizem. Isso, porque a base governista trabalha para construir uma chapa de consenso.

Por conta disso, as disputas internas para determinados cargos como a primeira-secretária já começaram. A fim de amadurecer esse debate e chegarem a um consenso, o grupo passa a se reunir semanalmente, fora do Parlamento Estadual.

A informação é do deputado estadual Julio Campos (União), que se articula para ficar na primeira vice-presidência. “O grupo que está articulando participação na mesa e toda semana até a eleição vai ter uma confraternização para agregar mais o grupo. [...] Vamos adotar essa norma de encontrar fora da Assembleia pelo menos uma vez na semana”, disse.

Nesta semana, o encontro ocorreu na casa da deputada estadual Janaina Riva (MDB) e na próxima semana já está marcado um jantar na casa do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos).

Projeto de cargos na Mesa

A fim de garantir essa chapa de consenso e acomodar um número maior de deputados, está tramitando na Casa de Leis um Projeto de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o aumento no número de cargos da Mesa Diretoria.

A matéria já passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser remetida a votação do plenário já na próxima semana.  

Caso aprovada pelos deputados, a PEC altera a Constituição do Estado e cria quatro novos cargos na Mesa Diretora do poder Legislativo de Mato Grosso, sendo dois de vice-presidente e dois de secretário do Legislativo.

De olho nas eleições da Mesa Diretora em setembro, o principal interessado na aprovação da PEC é Max Russi, apontado como o nome para substituir o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União). Se aprovada, mais nomes poderão ser acomodados na chapa de Russi, construindo maior unidade em torno de seu nome e, possivelmente, evitando a formação de outras chapas na disputa, facilitando sua chegada à presidência da Casa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet