Não é só as eleições municipais que estão movimentando os corredores da Assembleia Legislativa. A eleição da Mesa Diretora também está fazendo com que os deputados estaduais se mobilizem. Isso, porque a base governista trabalha para construir uma chapa de consenso.
Por conta disso, as disputas internas para determinados cargos como a primeira-secretária já começaram. A fim de amadurecer esse debate e chegarem a um consenso, o grupo passa a se reunir semanalmente, fora do Parlamento Estadual.
A informação é do deputado estadual Julio Campos (União), que se articula para ficar na primeira vice-presidência. “O grupo que está articulando participação na mesa e toda semana até a eleição vai ter uma confraternização para agregar mais o grupo. [...] Vamos adotar essa norma de encontrar fora da Assembleia pelo menos uma vez na semana”, disse.
Nesta semana, o encontro ocorreu na casa da deputada estadual Janaina Riva (MDB) e na próxima semana já está marcado um jantar na casa do deputado estadual Diego Guimarães (Republicanos).
A matéria já passou pelo crivo da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e deve ser remetida a votação do plenário já na próxima semana.
Caso aprovada pelos deputados, a PEC altera a Constituição do Estado e cria quatro novos cargos na Mesa Diretora do poder Legislativo de Mato Grosso, sendo dois de vice-presidente e dois de secretário do Legislativo.
De olho nas eleições da Mesa Diretora em setembro, o principal interessado na aprovação da PEC é Max Russi, apontado como o nome para substituir o presidente da ALMT, Eduardo Botelho (União). Se aprovada, mais nomes poderão ser acomodados na chapa de Russi, construindo maior unidade em torno de seu nome e, possivelmente, evitando a formação de outras chapas na disputa, facilitando sua chegada à presidência da Casa.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.
Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.
Nós usamos cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência em nossos serviços. Ao utilizar nosso site, você concorda com tal monitoramento. Para mais informações, consulte nossa Política de Privacidade.