Por 16 votos a quatro, os vereadores da Câmara Municipal de Cuiabá optaram por aprovar, em regime de urgência, o pedido da prefeitura para a contração de empréstimo no valor de R$ 139 milhões para com o Banco do Brasil.
Conforme o texto, o montante deverá custear a pavimentação de bairros, a finalização das obras do Contorno Leste, do Mercado do Porto e também será usado para a instalação de usinas fotovoltaicas (solares) na Capital.
Em sessão realizada na manhã desta terça-feira (16), a maioria dos vereadores foi favorável à proposta do Executivo, que deixa explícito que dos R$ 139 milhões, R$ 9,5 serão utilizados na pavimentação asfáltica. Outos R$ 4,5 milhões serão destinados à revitalização do Mercado do Porto; R$ 75 milhões para a instalação de usinas fotovoltaicas e R$ 50 milhões serão gastos nas obras do Contorno Leste.
Contrários ao empréstimo, por acusarem a prefeitura de má gestão dos recursos públicos, os vereadores Michelly Alencar (União) e Fellipe Corrêa (PL) questionaram a necessidade de destinação de mais verba para as obras do Contorno Leste.
“Quem tem que fazer avaliação se vai precisar de empréstimo, quanto deve ser e quando vai pagar é a próxima gestão. Essa gestão deveria ter se planejado para todas as obras que estão fazendo propaganda, mas não está dando conta de concluir”, disparou a vereadora.
Em meio à votação, a Câmara aprovou a proposta, mas adicionou uma emenda ao pedido, que obrigada o município a prestar contas ao Legislativo com os locais onde o dinheiro do empréstimo for aplicado.
Contorno Leste
No total, o Contorno Leste terá um traçado de 17,3 quilômetros de pista dupla. A gestão Emanuel Pinheiro já construiu cerca de 6,5 quilômetros da via (trecho entre os bairros Brasil 21 e Doutor Fábio). Os demais 11 km estão distribuídos entre o Distrito Industrial (BR-364 até o Brasil 21) e do Dr. Fábio até a interseção da Rodovia Emanuel Pinheiro (imediações da Fundação Bradesco).
O projeto do Contorno Leste conta com 17,3 km de extensão, pista dupla, iluminação com LED, ciclovias, faixas de rolamento, calçadas, acostamento, canteiro central, unindo o Distrito Industrial à Rodovia Emanuel Pinheiro, com aporte financeiro de cerca de R$ 125 milhões.
Veja quem votou favorável e quem votou contra:
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