Durante a participação da primeira-dama de MT, Virginia Mendes, no Grand Slam no Rio de Janeiro, ela foi convidada para visitar as reformas do Instituto Reação na Rocinha, juntamente com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), David Moura, e o medalhista olímpico e ex-judoca Flávio Canto, um dos fundadores. A visitação aconteceu na última sexta-feira (19).
A visita foi coordenada pelo CEO do Reação, José Cândido Muricy, que mostrou todos os detalhes do projeto. “Uma obra linda, o espaço vai ficar maravilhoso. A trajetória de formar pessoas dentro e fora dos tatames é uma bênção”, destacou a primeira-dama Virginia Mendes.
O Reação conta com 12 polos em cinco estados: Rio de Janeiro, São Paulo, Cuiabá (MT), Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Atualmente, cerca de quatro mil crianças e jovens são beneficiados.
Em Cuiabá, o Instituto foi inaugurado em 2019, sob a liderança do diretor-presidente David Moura. Desde então, a primeira-dama de MT, Virginia Mendes, é considerada embaixadora do projeto. Atualmente, mais de 500 alunos são atendidos no bairro Três Barras.
“É uma honra receber a primeira-dama Virginia Mendes na sede do Instituto, onde tudo começou, junto com o mestre fundador Flávio Canto. A presença dela fortalece ainda mais a instituição”, ressaltou David Moura.
Flávio Canto lembrou do primeiro contato com a primeira-dama do Estado. “Nosso primeiro contato foi em 2019, e de lá para cá mantemos a nossa parceria com a nossa eterna embaixadora. Essa obra vai transformar a história do Reação. Para nós, é uma honra gigante receber sua visita”, afirmou o ex-judoca.
O instituto trabalha com foco no desenvolvimento humano e integração social por meio do esporte e da educação, oferecendo o programa “Caminho Potente”, baseado em dois programas estruturantes: “Reação Futuro” e “Reação Alto Rendimento”, além de três programas transversais: “Bolsas de Estudo”, “Conecta” e “Reação com Elas”. A finalidade é acompanhar crianças a partir dos quatro anos até o primeiro emprego, ensinando atributos fundamentais como aprender a cair e a levantar, utilizando três preceitos: construir, conquistar e compartilhar.