Cuiabá, sábado, 14/06/2025
11:03:25
Dólar: 5,54
Euro: 6,4
informe o texto

Notícias / Polícia

23/07/2024 às 12:06

VIGIA MAIS MOTORISTA

Mototaxistas e caminhoneiros também podem fazer uso do 'botão do pânico' dos motoristas de aplicativo de MT

Iniciativa foi lançada nesta terça-feira, pelo governo estadual, depois de período piloto de implantação com 50 trabalhadores

Natacha Wogel - Da Redação / Vanessa Araujo - Do Local

Mototaxistas e caminhoneiros também podem fazer uso do 'botão do pânico' dos motoristas de aplicativo de MT

Foto: Eloany Nascimento/Leiagora

Os mototaxistas e condutores de caminhão também poderão lançar mão do programa 'Vigia Mais Motorista', lançado nesta terça-feira (23) pelo governo do Estado. Já testado por 50 motoristas por aplicativo, o projeto consiste na criação de um aplicativo pelo qual os trabalhadores que estiverem vivenciando alguma situação de risco poderão acionar o ‘botão do pânico’ no celular e, conforme a estratégia, entrar em contato com a Segurança Pública em até três segundos.

De acordo com o governador Mauro Mendes, que reuniu a imprensa e representantes do setor no Palácio Paiaguás para lançar a inciativa, o período piloto da utilização do botão do pânico foi um ‘sucesso’. A medida foi tomada depois de os motoristas ficarem apavorados com o episódio dos latrocínios cruéis cometidos contra três trabalhadores de Várzea Grande neste ano.   

“Ele é uma extensão do Vigia Mais para dar um pouco mais de segurança, utilizar os mecanismos eletrônicos que nós já temos. Nós já temos hoje o botão de pânico da mulher que está sob proteção judicial, nós temos o botão de pânico das escolas, que já entram em contato imediatamente com a nossa central do Ciosp. Então, é uma adaptação da tecnologia pelos profissionais e a contratação de uma empresa terceirizada que criou esse mecanismo adaptado”, apontou Mendes.

Os interessados devem fazer um cadastro no sindicato da categoria para evitar trotes e acionamento indevido e ter acesso à medida. “Agora, nós estamos abrindo para que profissionais de outros aplicativos, mototáxi e motoristas de caminhões possam acessar essa forma de se comunicar rapidamente e, a partir daí, por um sistema de monitoramento que nós temos de câmeras, a gente consegue, em tempo real, identificar e prestar um serviço das emergências que forem acionadas”.

A representante dos motoristas presente no lançamento, Solange Menacho, celebrou a iniciativa e disse que trará maior sensação de segurança.

“Mesmo depois dessas mortes, a gente tem sofrido muitos assaltos. A gente teve muitos, infelizmente. Graves daquele jeito, graças a Deus, que não, mas já dá medo, acaba a gente ficando amarrado em mato, o transtorno emocional é muito grande”, evidenciou.

A motorista disse que o botão do pânico, da forma que foi concebido pela Segurança Pública de Mato Grosso, tem mais eficácia do que o ofertado junto aos aplicativos de corrida, tendo em vista sua rapidez na resposta. Conforme ela, os das empresas têm que acionar o '190' em São Paulo para somente depois conseguirem resposta. Mas comentou que aguarda a implantação de outras estratégias para garantir ainda mais segurança aos trabalhadores

“A medida é mais um mecanismo que a gente está encontrando pra coibir os assaltos e até mesmo assassinatos. É uma luta desde 2022, que a gente apresentou um PL de autoria do deputado Wilson Santos (PSD) e, depois dessa grande fatalidade que teve, a gente conseguiu buscar junto à Secretaria de Segurança, com o governo do Estado, essa ferramenta do botão do pânico”.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet