O senador Jayme Campos (União) afirmou que não acredita que a deputada Janaina Riva (MDB) vá se juntar à oposição, apesar da influência do governo estadual na escolha do correligionário Dr. João (MDB) para o cargo de primeiro secretário da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), ao invés dela. Jayme também minimizou que tenha existido uma intervenção do Palácio Paiaguás na eleição da Mesa Diretora.
“Eu não acredito, inclusive, na semana que passou, tivemos uma reunião no União Brasil e a deputada Janaina participou como uma das apoiadoras do deputado Eduardo Botelho para prefeito de Cuiabá e, ali, o que deu para perceber é que está tudo dentro dos conformes, tudo dentro da normalidade”, declarou o senador na noite desta segunda-feira (5).
Jayme minimizou as alegações de que houve uma intervenção do governador Mauro Mendes (União) na eleição da Mesa Diretora da ALMT. Segundo ele, o que ocorreu foram apenas ajustes na composição dos cargos.
“Pelo que eu sei, se houve interferência, foi quase nada. Confesso que eu não vi essa intervenção do governo para que a chapa pudesse mudar. Foi uma questão, eu acho, de realocar alguns nomes nessa chapa. […] Então, eu acho que foi questão apenas de acomodação, pelo que me consta, está tudo resolvido de forma harmoniosa e tá todo mundo feliz”, opinou Jayme.
O caso
Janaina Riva era cotada para ocupar o cargo de primeira secretária da ALMT e contava supostamente com 14 votos de seus colegas, no entanto, o governo estadual entrou na briga e o Palácio Paiaguás lançou os deputados Dilmar Dal’Bosco (União) e Beto Dois a Um (União) na disputa, mas os nomes não foram bem recebidos pelos parlamentares, que interpretaram a ação como uma tentativa de intervenção na eleição do Legislativo.
Depois de algumas reuniões, o nome de Carlos Avallone (PSDB) também foi colocado à mesa, no entanto, o deputado recuou. Com isso, Dr. João (MDB) ganhou força e foi escolhido para ocupar a Primeira Secretaria da ALMT. A chapa única encabeçada por Max Russi (PSB) foi registrada nesta segunda-feira sem o nome de Janaina em qualquer cargo.
A eleição da Mesa Diretora está agendada para a manhã desta quarta-feira (7).